terça-feira, 25 de maio de 2010

Geografia C - Tradições do Mundo

La Tomatina
A todas as ultimas quartas feiras de Agosto, desde o ano de 1944(5) que se celebra a famosa guerra de tomates, na cidade de Buñol em Valência. A história não conta ao certo a origem da Tomatina. Havendo várias versões, porém o site oficial conta que um grupo de jovens, que queriam estragar as festas da cidade começou a provocar alguns desacatos, o que levou a que alguém pegasse num tomate como munição, gesto que rapidamente foi imitado pelos presentes. Fez-se assim história na cidade de Buñol, nascendo uma das tradições mais famosas de Espanha, e com grande influência no mundo. Todavia, como todas as grandes histórias/tradições, esta também teve altos e baixos, passando por momentos difíceis no princípio dos anos 50, em que a Câmara Municipal de Buñol, embora que sem efeito, proibiu a realização desta festa, novamente em 1955, o enterro do tomate pôs fim a Tomatina; só finalmente em 1957 é que a manifestação foi consagrada de forma oficial e totalmente patrocinada pela C.M de Buñol.
La Tomatina com o passar do tempo vai adquirindo cada vez mais importância e popularidade, não só em Espanha mas no resto do mundo, onde é possível ver algumas réplicas desta manifestação, como é o caso da Colômbia e da China.
Ao contrario do que muitos pensam, a Tomatina envolve muito mais que a simples guerra de tomates, visto que uma semana antes, e no próprio dia, são feitos diversos concertos e actividades para os participantes. São necessários 100.000kg de tomates para a concretização desta batalha, que tem uma assistência superior as 40.000 pessoas.
Apesar de esta guerra ter surgido espontaneamente, contemporaneamente existem regras para que esta se realize da melhor maneira possível e na sua verdadeira essência.
La Tomatina, é uma das festividades mais populares apesar do seu cariz peculiar, já tendo sido galardoada com alguns prémios turísticos.

0 comentários: