sábado, 29 de maio de 2010

Mundial-2010. EUA emite aviso por ameaça de terrorismo na África do Sul

"O alerta foi feito ontem aos cidadãos norte-americanos e tem prazo de validade até ao último dia do mês. Para a Defesa norte-americana, o Mundial-2010 na África do Sul - que começa a 11 de Junho - oferece "uma ampla variedade de alvos atractivos para os terroristas", pelo que aconselha os americanos a não se deslocarem àquele país enquanto decorrer o campeonato.

"Há um risco elevado de ataques terroristas de grupos extremistas na África do Sul, a curto prazo", justifica a Defesa - apesar de reconhecer não dispor ainda de informações sobre ameaças específicas e credíveis -, advertindo ainda para o problema da segurança pública da África do Sul, onde "a actividade criminosa é generalizada".

Evitar andar sozinho, não andar com objectos caros ou jóias, ter cuidado com obstáculos aparentemente provocados nas ruas, não parar em cruzamentos e locais isolados, não parar o carro diante de acidentes (que podem ser engodos), andar com as portas e janelas dos carros fechadas, evitar locais onde estejam a acontecer protestos ou manifestações de trabalhadores, são algumas das recomendações presentes no alerta, para aqueles que, ainda assim, forem ao Mundial.

O documento faz também referência ao facto de os transportes públicos "estarem pouco desenvolvidos" - aconselhando o aluguer de carros - e à escassez de alojamento nas pequenas cidades onde os jogos se vão realizar - como Bloemfontein, Porto Elizabeth e Pretória.

A pensar na segurança dos americanos, o governo aconselhou mesmo a inscrição, a quem decida viajar, no programa "Missão África do Sul", de forma a poderem receber avisos de possíveis ameaças terroristas o mais rapidamente possível.

Os americanos já compraram cerca de 160 mil bilhetes para os jogos do Mundial, sendo os EUA o país, de entre todos os participantes, o que está à frente no que respeita à venda de pacotes turísticos. A selecção americana integra o grupo C, juntamente com a Inglaterra, Eslovénia e Argélia, e faz a sua estreia no dia 12 de Junho, frente à selecção inglesa." (Fonte:IOnline)

Comentário:  A segurança no mundial é mesmo um assunto preocupante e que os EUA não quer deixar em branco, a zelar pela sua população e pelos seus interesses, o governo pede aos norte-americanos que não se descolem até ao evento, e os que vão, receberão alertas de potencias focos de perigo. Com toda esta insegurança, muito possivelmente a visita de Obama a África do Sul durante o Mundial, não se realizará. é triste que um evento com esta importância esteja a causar tantos problemas de insegurança entre os ocidentais, sobretudo os EUA, todavia esta é uma posição que tem que ser respeitada e já que África do Sul se mostra incapaz de resolver o problema, é normal que muita gente desista de assistir aos jogos. Afinal, a África do sul pode perder muito mais com este evento, do que aquilo que pensavam ganhar. É uma pena que assim seja, mas se o país não tem segurança, todo o que envolve o evento fica em risco.

1 comentários:

Diogo disse...

Realmente o problema da segurança na África do Sul é uma situação que vai desfalcar muito o Mundial, mas tem que ser resolvido, e o Mundial é um óptimo pretexto para o fazer.
Mas é certo que se eu fosse americano não iria ver o Mundial... É que ele começa no dia "11" de Junho, e toda a gente sabe que os americanos têm um trauma com dias 11... :P