sexta-feira, 30 de abril de 2010

Maré negra chegou às costas do Louisiana...



A mancha de petróleo que escapou de uma plataforma que explodiu e naufragou a 22 de Abril, no golfo do México, já começou a atingir as costas do Louisiana, nos EUA.

O presidente do condado de Plaquemines, Billy Nungesser, confirmou que uma cobertura brilhante de petróleo atingiu a costa perto da foz do rio Mississípi.
A chegada do petróleo à costa marca o início daquilo que, de acordo com os defensores do ambiente, poderá tornar-se numa das piores catástrofes ecológicas dos últimos anos nos EUA
Os pântanos costeiros do Louisiana constituem um santuário para a fauna, em especial os pássaros aquáticos.
Ontem, quinta-feira, foi decretada "catástrofe nacional", segundo anunciou a secretária de Estado para a Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano.
Os últimos dados indicam que o derrame de petróleo está a crescer a um ritmo de cinco mil barris por dia.
Em Washington, o presidente norte-americana, Barack Obama, prometeu mobilizar "todos os meios disponíveis", incluindo forças militares.
A Casa Branca reiterou ainda que o grupo petrolífero britânico BP (British Petroleum) foi "responsável" pelo derramamento, exigindo por parte da empresa "uma reacção o mais forte possível".
A plataforma petrolífera, propriedade da Transocean, uma subcontratada da petrolífera BP, tinha uma dimensão de 120 por 75 metros e estava a fazer furos exploratórios a 80 quilómetros de distância da costa do estado do Louisiana.
Na altura do acidente estavam 126 trabalhadores na plataforma, dos quais 79 eram trabalhadores da Transocean, seis da BP e 41 eram contratados. Onze dos trabalhadores estão desaparecidos, presumivelmente mortos. (Fonte: JN)

Comentário:  A plataforma que explodiu e naufragou a 22 de Abril, no Golfo do México, está a acarretar diversos problemas ambientais. A mancha de petróleo vai-se alastrando e contribui para a destruição da fauna marítima e da natureza sub-aquática. Com as correntes marítimas e com os ventos que se esperam levam a que as manchas de petróleo se propaguem chegando às costas do Louisiana, nos EUA, como refere a notícia. "De acordo com os defensores do ambiente, poderá tornar-se numa das piores catástrofes ecológicas dos últimos anos nos EUA", esta será uma realidade, visto que a mancha de crude provocará danos incalculáveis a nível de espécies e seus habitats. O departamento de Saúde de Hospitais da Lousiana advertiu aos habitantes do Litoral que poderão detectar  um odor possivelmente por causa do derrame de petróleo e, que estão preparados para tomar qualquer acção que considerem apropriadas para proteger a saúde e a segurança pública.
É de salientar que, um derrame de petróleo demorará algum tempo até que seja excluído de vez das águas e que enquanto continuar afectará os EUA, nos quais já estão em alerta vários estados.
Resta aguardar e proporcionar todos os meios disponíveis para o combate a esta catástrofe que provoca acima de tudo a destruição uma vez que os produtos petrolíferos têm um efeito nefasto sobre toda a vida marítima e litoral onde actuam. 

Leia Mais…

Carro fica pendurado num sexto andar

Condutor diz ter prendido o pé no pedal do acelerador, causando assim o acidente. Um homem bateu com o carro na parede do parque de estacionamento do Banco da América, situada no sexto andar do edifício. O incidente aconteceu ontem, quinta-feira, em Tulsa, cidade do estado norte-americano de Oklahoma.
Conta a BBC que Ralph Hudson, de 67 anos, diz ter ficado com o pé preso entre os pedais do acelerador e travão enquanto efectuava a manobra de inversão de marcha. O carro seguiu, em marcha atrás, até à parede da garagem, atravessando-a. A traseira do carro ainda ficou a pairar precariamente sobre a rua, mas o veículo foi posteriormente reconduzido para o interior do edifício.
Os automóveis estacionados junto ao prédio do Bank of America ficaram danificados devido à queda dos tijolos do edifício mas, de acordo com a Polícia, não foram apresentadas queixas ou processos contra Ralph Hudson.


Comentário: : D Cá para mim o homem trocou os pedais, em vez de travar, acelerou ou tirou a carta de condução numa escola daquelas que nem sabem ensinar.
É normal que estas coisas aconteçam, o homem lá se distraiu ou como diz a noticia, o pe ficou mesmo preso entre os pedais. O homem correu muitos perigos, uma vez que o carro ficando a pairar sobre a rua e a qualquer momento podia cair, a queda ia ser grando. Não ia por só a vida do codutor em perigo mas também de quem fosse a passar naquele momento na rua.
Por um lado esta noticia é um caso raro, muito cómico, mas por outro pos em perigo a vida de uma pessoa. Mas também os carros que estavam em baixo na rua levaram com as consequencias, mas ainda melhor foi não terem apresentado queixa contra Ralph Hudson.

Leia Mais…

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Facebook: mais de um milhão pedem a Deus a morte de Obama

"Mais de meio milhão pedem a remoção da polémica página, os responsáveis alegam os regulamentos que defendem a liberdade de expressão.

«Senhor, este ano Levaste o actor favorito, Patrick Swayze, Levaste a minha actriz favorita Farah Fawcett, e Levaste o meu cantor favorito, Michael Jackson. Só quero que Saibas que o meu presidente favorito é Barack Obama. Amen», reza assim a página.
Além da oração, podem ver e ler-se, imagens e mensagens insultuosas para o Presidente dos Estados Unidos.


Outros utilizados do Facebook já reagiram com uma petição para a remoção da página do controverso grupo, uma petição, que nos EUA, conta já com 650 mil assinaturas.
Até ao momento, o Facebook tem mantido o silêncio sobre a polémica. Aparentemente, este grupo não se integra nos estritamente proibidos pela rede social - imagens pornográficas, pedófilas ou que incitem à violência gratuita.

Mas admitem que a questão é delicada tendo em conta que os regulamentos defendem a liberdade de expressão, mesmo para grupos que continuam a louvar criminosos ou autores de actos de terrorismo.
Não é a primeira vez que Obama é alvo de utilizadores do Facebook. Em Setembro de 2009, foi dado a conhecer um primeiro grupo que questionava se o presidente Baraka Obama deveria ou não ser morto. Ao final de um mês, foi removido." (Fonte:TVI24)

Comentario: Já diz o ditado que não se pode agradar a gregos e a troianos, mas está situação é ridícula! Barack Obama é adorado pela maioria da população norte-americana, e os restantes cidadãos do mundo admiram-no por todas as capacidades que já mostrou ter. Porém não se pode agradar a todos e há sempre um grupinho que se quer destacar, e desta vez pedem a morte de Obama, e a ver pelas noticias que têm passado na televisão esta iniciativa surgiu, muito provavelmente, por iniciativa dos republicanos, que alegam ser os verdadeiros detentores da democracia, que chegam mesmo a chamar Obama de marxista e a compara-lo com Hitler, não sei se os norte-americanos sabem, mas o marxismo é totalmente o lado oposto de Hitler, por isso dá para entender que eles não sabem muito bem o que estão a criticar, mas dando um desconto a essa parte, o que mais me indignou é o racismo e o preconceito de todos os republicanos. Que dizem que Obama defende medidas mais sociais e que se preocupa com os mais desfavorecidos,  mas não é por isso que ele deixa de ser democrata, mas estes republicanos sentem-se feridos, isto porque não querem perder as "milhentas" regalias de que usufruem, não se querem misturar com os mais pobres, vão morrer por isso é? Não entendo, têm tantas características boas mas o lado mau deles é mesmo muito muito mau.. Com este tipo de manifestações prevê-se para Obama o mesmo fim de John Kennedy... O que vai ser muito mau tanto para os EUA como para o mundo... Esperemos que estes norte-americanos lunáticos quase que fundamentalistas mudem a sua atitude e entendam que o Obama é a melhor pessoa que podem ter na presidência, pelo menos por enquanto.

Leia Mais…

domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril de 1974 ...

Também denominada por Revolução dos Cravos, a revolução do 25 de Abril decretou o fim da ditadura do Estado Novo. A revolução foi pensada, programada e levada a cabo por um grupo de militares descontentes com o regime e a situação militar resultante da guerra colonial.
Estes militares, na sua maioria capitães, uniram-se no chamado "Movimento das Forças Armadas" (MFA), e na madrugada do dia 25 tomaram os principais pontos estratégicos da capital. "Na tarde desse mesmo dia, o presidente do Conselho, Marcelo Caetano, rende-se no Quartel do Carmo, cercado pelos carros de combate do capitão Salgueiro Maia".
A população apoiou desde o primeiro minuto o MFA, facto que se tornou decisivo para a vitória do movimento. O povo percebeu que os capitães tinham a vontade de restaurar liberdades há muito perdidas e enterrar um regime podre e caduco.
Com a revolução dos cravos regressam as liberdades de opinião, de expressão e de imprensa. Fala-se sem medo de ser punido por aquilo que se diz e pensa.

Leia Mais…

Tornado faz pelo menos seis mortos nos EUA...

A passagem de um tornado pelo estado norte-americano do Mississípi fez pelo menos seis mortos e mais de uma dezena de feridos, noticia a agência Associated Press.

De acordo com o porta-voz estatal do gabinete de gestão de emergências Greg Flynn três destas vítimas registaram-se no condado de Yazoo e outras três no de Choctaw.
O governador do Mississípi, Haley Barbour, disse que o tornado deixou atrás de si um rasto de destruição.
No último balanço o mayor da cidade de Yazoo, McArthur Straughter, dera conta da existência de dois mortos no seu condado.
O gigantesco remoinho de vento, com cerca de um quilómetro de largura, destruiu edifícios e arrancou árvores. Há registo de estradas bloqueadas. (Fonte:TVI24)
Comentário: A força da Natureza mais uma vez está patente nos EUA.  De vez em quando são surpreendidos por um ou mais tornados que arrastam consigo uma destruição incalculável e por vezes a morte de muitas pessoas.  Os norte americanos estão atentos a este tipo de acontecimento visto que são bastante atingidos por tornados sejam eles de grandes ou pequenas dimensões e tentam-se prevenir salvaguardando-se.
"O gigantesco remoinho de vento, com cerca de um quilometro de largura, destruiu edifícios e arrancou árvores. Há registo de estradas bloqueadas."
Os EUA são em grande parte poluidores do ambiente e consequentemente sofrem com uma Natureza "revoltada". Tudo está em mudança.
Esta noticia é mais uma catástrofe que, infelizmente, tirou a vida a 6 pessoas. Resta agora recuperar  e tentar voltar à normalidade. 


Leia Mais…

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Geografia C - Trabalhos de Rita Pereira e Helena Silveira





"O eterno conflito entre palestinos e israelitas choca mais uma vez o mundo todo.
A guerra sem fim determinado faz com que a população fuja de suas casas. Muitas vezes, essas pessoas são mortas antes de chegarem aos abrigos ou mesmo neles, como no caso da escola bombardeada. Crianças, adultos e idosos, todos são vitimas."


Helena Silveira






"Esta imagem, apesar de não mostrar um conflito actual em concreto, torna-se muito simbólica e pertinente face aos conflitos que existem actualmente, grande parte deles no médio oriente, sobretudo na faixa de Gaza.
A forma como a pomba branca (que simboliza a paz) nos é apresentada mostra bem o que realmente se está a passar em Gaza, transmite uma ideia de uma paz inalcançável, retira qualquer esperança em que aquela zona do planeta se pacifique. Apesar de simples é uma imagem forte, com uma grande mensagem, que no fundo pretende comover o mundo e alerta-lo para o descalabro do médio oriente.
Uma luta que começou inicialmente por conflitos étnicos e religiosos, hoje estende-se a luta pelo petróleo e pela água. Uma guerra civil constante levada ao extremo e que de certa forma acaba por ser apoiada pelos ocidentais, que têm muito interesse nos recursos energéticos daquela zona, e que se aproveitam destes conflitos para se instalarem lá e teren a maior quantidade de benefícios possível, nem que para isso tenham que recorrer aos métodos mais violentos. Um mundo ocidental hipócrita, que apenas se aproveita da fragilidade destes países, para lhes extraírem ao máximo os seus recursos energéticos, até mesmo para tentarem impor o seu regime e modo de vida, só para se poderem afirmar como “os mais poderosos”. E no meio de tudo isto onde é que está a solidariedade e a luta pelo bem comum? Onde é que isso aparece! É que no final das contas é essa a desculpa utilizada pelos ocidentais, para poderem invadir a faixa de Gaza e serem considerados os salvadores da pátria… mas passam-se anos e anos e as coisas não dão sinais de melhora, antes pelo contrário, tudo vai ficando pior, as rivalidades vão aumentando e a violência já é o prato do dia…
Os ocidentais queixam-se dos graves ataques terroristas que aparecem constantemente, sobretudo o que os afectam. Todavia quando reclamam e reclamam e voltam a reclamar esquecem-se que também tem culpa e muita. É que muito possivelmente se não os tivéssemos incomodado eles a esta altura viviam bem melhor, ou se pelo menos estivéssemos no seu território apenas para ajudar (sem 2º intenções) a situação podia ser bem melhor. Porém não é assim que acontece e é tarde demais para arrependimentos. Os ocidentais, influenciados pelos EUA foram longe demais e esqueceram-se que naquela zona existe um povo com uma cultura diferente, com valores diferentes, com crenças diferentes e que já antes de nós lá chegarmos eles existiam e já tinham os seus problemas.
A liberdade de cada país e os seus problemas internos, nunca são compreendidos por aqueles que os olham de foram, por isso é que há conflitos e diferenças. Hoje que já entendo melhor as coisas, o atentado as torres gémeas não me surpreendeu nada. Afinal os EUA provocaram, causaram o caos num local que simplesmente não lhes pertencia apenas porque possuíam petróleo e no fim de toda a história são vistos como vitimas. É caso para colocar a questão de quem é que é mais terroristas no meio desta situação toda? Os EUA ou o Médio Oriente?
O que me entristece mais nesta problemática são as pessoas que morreram inocentes, sem culpa nenhuma do que se estava a passar e até sem quererem que tudo isto acontecesse, mas as vítimas só são lembradas depois, antes de cometerem as maiores atrocidades esquecem-se que há sempre alguém que ira sofrer com isso e muito. Mas mesmo assim conseguem ser animais frios sem qualquer respeito pela humanidade e ainda assim consideram-se melhores que todos os outros, quando no fundo ninguém respeita ninguém e talvez se houvesse respeito, nada seria assim.
Em suma, a paz está muito, muito longe de chegar a Gaza e a situação tende a piorar cada vez mais, tudo isto por causa de uma coisa a que lhe chamam recursos energéticos e que por sinal até fazem mover o mundo!"

Rita Pereira

Leia Mais…

quinta-feira, 22 de abril de 2010

FMI diz que EUA crescerão em 2010 graças às medidas anticrise do governo americano

"Previsão é de que economia do país avance 3,1% neste ano, após queda 2,4% em 2009

O FMI (Fundo Monetário Internacional) defende que os esforços do governo dos Estados Unidos para recuperar sua economia durante a crise vão ajudar o país a crescer neste ano. A previsão é de que os EUA avancem 3,1%, após recuar 2,4% em 2009.

O relatório Economic Outlook (Panorama da Economia Mundial), divulgada nesta quarta-feira (21), diz que a economia americana mantém sua recuperação em andamento, apesar de “o consumo e o mercado de trabalho continuarem fracos”.

- O mercado de trabalho continua bastante afectado. Desde o começo da crise, mais de sete milhões de empregos foram perdidos, enquanto outros 8,8 milhões de pessoas mantém involuntariamente um regime de trabalho de meio-período.

O estudo elogia a actuação do governo americano a fim de combater a crise, como a queda das taxas de juros, a injecção de crédito em bancos e o esforço para manter o mercado de trabalho e de consumo aquecidos.

- A crise contínua no mercado imobiliário e novas turbulências no mercado financeiro podem minimizar estas actividades. A incerteza sobre o panorama americano ainda é alta, mas é melhor do que era mostrada [no estudo do FMI] em Outubro de 2009.

A pesquisa alertou, contudo, que esse apoio estatal à economia não pode se prolongar indefinidamente, sob risco de causar nova crise graças ao endividamento público.

- As estimativas dos economistas do FMI mostram que os desequilíbrios das contas correntes aumentaram consideravelmente com a recuperação do comércio mundial, a melhora nas condições de financiamento e a estabilização dos preços das matérias-primas em níveis muito elevados.

Com a recomendação de manutenção das políticas de estímulo em 2010, o FMI considera que "um grande número dos países deve adoptar de urgência estratégias confiáveis a médio prazo para limitar o endividamento público e depois levá-los a níveis mais prudentes"." (Fonte: R7)

Comentário: Os EUA podem até perder, recuar, mas nunca deixam de ser os mais poderosos. O pacote de medidas anti-crise vai mesmo dar frutos e o país vai crescer mais que aquilo que recuou. Boas noticias para os norte-americanos que nunca arredam pé do pódio. Achei extremamente curiosa esta afirmação: «8,8 milhões de pessoas mantém involuntariamente um regime de trabalho de meio-período.», ora dá para concluir que o povo norte-americano apesar de manterem um "trabalho de  meio-período"  de forma a garantir um meio de rendimento e até se sujeitarem a piores condições, não desistem de lutar pelo bem do país, por isso não partem para a rua a protestar sem eira nem beira, têm calma, fazem emergir o seu tão característico orgulho patriota e não abandonam a sua luta, tudo pelo bem do país. E assim conseguem chegar a bom porto e fazer o país evoluir. Com pessoas assim, que conseguem pensar em conjunto e agir em conjunto pelo bem do país vale a pena fazer esforços, e aquilo o milagre não se deve ao governo de Obama, mas sim a um povo determinado e com uma garra imensa!

Leia Mais…

Pedofilia: Papa processado nos EUA

O Papa Bento XVI foi hoje, quinta-feira, formalmente processado judicialmente nos Estados Unidos por alegado encobrimento de abusos sexuais por um padre de Wisconsin acusado de molestar pelo menos 200 crianças surdas entre 1950 e 1975. A ação contra Bento XVI e altos funcionários do Vaticano foi apresentada pelo advogado Jeff Anderson, que esclareceu que o queixoso foi estudante na escola para surdos nos subúrbios de Milwaukee e vítima de alegados abusos por parte do reverendo Lawrence Murphy.
A identidade do autor da acção não foi divulgada.
O processo refere ainda que o queixoso, que é do estado de Illinois, enviou em 1995 duas cartas ao Vaticano em que relatou os abusos e pediu ajuda, não tendo recebido resposta.
A acção requerer o acesso a arquivos confidenciais do Vaticano que contêm informações sobre alegações de abusos por membros do clero e compensações monetárias não especificadas.


Comentário: Isto está a ficar bonito está, até os padres já são pedófilos. O Papa pelo que percebi apenas encobriu o padre pelo que passa a ter culpa e a ser julgado na mesma. Na posição de Papa tinha como dever, mostrar o bom da sociedade e prejudicar os maus da fita.  Contudo, como se tratava de um padre o Papa não o encriminou, isto para que não fosse visto esse lado da igreja. Um assunto muito tabu nas igrejas, e como tal foi encoberto.  masa não devia ser assim. Há que fazer justiça e zelar por ela. Se achavamos que o mundo estava mau, agora é que podemos dize-lo, porque a pedofilia já chegou à igreja, ainda para mais a uma figura tão publica como o Papa Bento XVI.

Leia Mais…

terça-feira, 20 de abril de 2010

Washington não devolveu livros e teria multa de 300 mil dólares



Mais antiga biblioteca de Nova Iorque descobriu um estranho 'ladrão':  o primeiro presidente norte-americano.
Foi ao dar voltas ao seu arquivo que os funcionários da New York Society Library, a mais antiga biblioteca pública da cidade de Nova Iorque descobriram um estranho "ladrão". Em 1789, George Washington, o primeiro presidente depois da independência dos Estados Unidos, requisitara dois livros. E nunca os devolveu.
Ajustada à inflação, a multa que o general vencedor da Revolução americana contra os britânicos teria de pagar seria de 300 mil dólares. Uns impressionantes 220 mil euros por 220 anos de atraso na devolução que a biblioteca já disse não ir cobrar. Mas os responsáveis da New York Society Library, uma instituição pública fundada em 1754, referiram aos media estar, sim, interessados em recuperar os dois livros levados por Washington. Uma tarefa difícil, uma vez que os dois exemplares de literatura política do século XVIII parecem ter desaparecido. Ironicamente, a correspondente da BBC em Washington Madeleine Morris sublinhava que se Washington ficou para a história como o homem que nunca disse uma mentira, passou agora a ter uma "mancha no currículo".
De acordo com os registos, terá sido no dia 5 de Outubro de 1789 que o primeiro presidente dos EUA se dirigiu à então única biblioteca da cidade onde na altura se situava a sua residência oficial (a Casa Branca ainda não fora construída na capital a que Washington daria nome). Lá chegado, terá requisitado um exemplar de Law of Nations, uma dissertação sobre relações internacionais e também um volume das transcrições dos debates na Câmara dos Comuns britânica.
O funcionário de serviço nem sequer terá pedido a Washington para assinar o livro de registos, limitando-se a preencher o local para a pessoa que fez a requisição com a palavra "presidente".
Os livros deveriam ser devolvidos um mês depois, mas nunca deram entrada na biblioteca. Agora, ao digitalizar os arquivos da época, os bibliotecários descobriram o caso. Se fosse vivo e quisesse saldar a dívida, George Washington teria uma solução simples: dar à biblioteca 300 mil notas com a sua cara (as de um dólar). (Fonte: DN)

Comentário: Anda aí ladrão! :) Foi então descoberto, recentemente, um ladrão na Biblioteca mais antiga de Nova Iorque e adivinhe-se quem? O primeiro Presidente Americano. É verdade, parece que este falecido senhor ia buscar livros para se entreter e esquecia-se de os devolver acumulando-os em casa. Para os requisitar identificava-se com a palavra "presidente" marcando a sua autoridade mas e para devolver não ficava bem levar o requisitado para dar o exemplo?! Parece que a autoridade, como refere a notícia, mostra que  "Washington ficou para a história como o homem que nunca disse uma mentira, passou agora a ter uma "mancha no currículo".
Após estes anos todos, a multa está saldada, e também ninguém teve a culpa do lapso do presidente mas a recuperação dos livros seria interessante, uma vez que poderia ser leiloado ou então ter uma marca de referência de Washington é algo de histórico.

Até porque o ilustre presidente podia muito bem ter tirado algumas notas daquilo que estava a ler e seria extremamente interessante conhecermos a faceta literária de Washington. que afinal a única mancha que o senhor tem é mesmo a de ladrão, e por incrível que pareça já depois, muito depois da sua morte.. Coitado, já deve andar as voltas no seu túmulo a pensar numa solução para repor a sua reputação de "senhor perfeito".
Mas exceptuando a grandiosa e super atrasada divida, temos que dizer que Washington foi um grande Senhor! 
Águas passadas, resta viver com a realidade e continuar a mostrar a qualidade desta biblioteca e estar atentos aos livros, não irão usar o exemplo do presidente :)

Leia Mais…

Venha ao Obama ver uma sessão de strip...

Clube chinês tem o nome do presidente americano.
O presidente norte-americano Barack Obama anda nas bocas do mundo. Desta vez, foi escolhido para dar nome a um clube de striptease.
Um empresário chinês resolveu chamar Obama ao clube em Xangai, de forma a garantir a popularidade do estabelecimento, informa a Globo.
Na capital chinesa multiplicam-se os cartazes a anunciar a abertura do clube dia 26 de Abril, e também foi criado um site link externo na Internet.(Fonte:TVI24)



Comentário: Eu achei piada a esta notícia e, no entanto, decidi publica-la. O nome "Obama" tem uma grande admiração por parte dos chineses até porque muitos podem ir dar uma saltada ao clube Obama para ver uma sessão de strip. Na verdade, a intenção não foi de toda má. Como refere a notícia é para garantir a popularidade do estabelecimento e atrair curiosos pelo nome mas, mais de certeza, pelo que o clube contém :)
Os chineses são qualquer coisa de fantástico e de uma imaginação, meu Deus! Bem, o Presidente Americano é que não sei se gosta muito da ideia, até porque é o seu nome que anda na corda bamba.
Seja como for, caros amigos, aqui está uma dica de um clube chinês cujo nome é "Obama", onde um dia, quem sabe, poderão ir lá :D
A noticia não é relevante, mas é daquelas  noticias que dizemos "Acredite Se Quiser".

Leia Mais…

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Escola pediu aos rapazes para se vestirem como raparigas

Nos Estados Unidos, um projecto de fínal de período para celebrar o Mês da História das Mulheres foi cancelado devido ao facto de rapazes do 3º ano terem que se vestir como meninas, aspecto que originou queixas dos pais. A escola primária de Maude Wilkins, no estado norte-americano de New Jersey, viu-se forçada a cancelar o seu projecto de final de período, que celebrava o Mês da História das Mulheres. Tudo porque o evento incluia um desfile de moda em que os alunos do terceiro ano de escolaridade, incluíndo os rapazes, estariam vestidos de mulheres.
Numa carta de dezasseis páginas enviada aos pais, a professora Tonya Uibel explicou que todos os alunos da sua turma teriam que participar na actividade. Uibel incluiu ainda sugestões de figurinos de várias épocas históricas para as crianças usarem, bem como fotografias de ícones femininos como Twiggy ou Madonna.
"Se o seu filho é rapaz, ele não é obrigado a usar um vestido ou uma saia, já que, em vários períodos históricos, as mulheres usaram jeans, calças e calções. No entanto, as crianças devem perceber claramente que época o seu figurino representa", podia ler-se na carta, citada pela Sky News.
As indicações da carta despertaram a indignação de vários pais. "O meu filho estava completamente transtornado", contou Janine Domenico à SkyNews. "Pediu-me para não o deixar participar no desfile".
Segundo a Associated Press, Giandomenico queixou-se da situação no Facebook, e o coro de protesto foi aumentando. A escola de Maude Wilkins viu-se, assim, forçada a acabar com o desfile.
O superintendente Michael Livengood lamentou o sucedido e diz que o agrupamento escolar vai passar a exercer uma maior supervisão sobre as cartas enviadas aos pais.
"Gostava que a carta fosse mais explícita e redigida de maneira diferente", disse Livengood à FoxNews."Tudo não passou de um mal-entendido. O que se pretendia era consciencializar os alunos para o papel da mulher, bem como para a mudança da sua forma de vestir ao longo do tempo".
O superintendente acrescentou ainda que o projecto final dos alunos consiste, agora, num desenho de uma pessoa vestida com roupas de um dado período histórico.

Comentário: Estes americanos só se lembram de fazer destas coisas. É normal  que as mães ficassem chocadas, iam ver os seus filhos vestido de rapariga. preocupação de mãe. N minha opinião eu deixaria, visto que é apenas um projecto para a escola. mas são opinioes. da parte da professora teve um gesto compreensivo em ter mandado a carta aos pais pois sera melhor este novo projecto de fazer um desenho com uma pessoa vestida com roupas de uma determinada epoca. SEra se calhar para os pais mais facil de entender e aceitar..

Leia Mais…

domingo, 18 de abril de 2010

Obama e Merkel falham funeral de presidente polaco...

Nuvem de cinzas vulcânicas impede viagem de governantes para a Polónia.
O presidente dos EUA não vai estar no funeral do malogrado presidente polaco, Lech Kaczynski, tal como a chanceler alemã, Angela Merkel, noticia a Reuters.
Barack Obama deveria viajar este sábado para a Polónia, para participar nas cerimónias fúnebres do chefe de Estado, que morreu com outras 95 pessoas num acidente aéreo, na Rússia, no passado dia 10.
A causa do cancelamento do voo do Air Force One é a nuvem de cinzas vulcânicas que paralisou quase por completo o tráfego aéreo europeu.
Além de Obama, também Merkel vai estar ausente do funeral, pelo mesmo motivo, de acordo com um responsável do governo germânico citado pela agência Reuters. (Fonte:TVI24)

Comentário: A nuvem de cinzas vulcânicas está a imobilizar  grande parte dos voos consequentemente existe uma paragem dos aeroportos contribuindo para um enorme prejuízo. A maior parte dos voos estão cancelados e, neste momento, as viagens são feitas via terrestre e marítima.
Dado todo este aparato, Obama não pode ir ao funeral do presidente polaco assim como a Chanceller da Alemanha Angela Merkel.
Contudo, podemos verificar que a força da natureza é capaz de paralisar quase todo o mundo e de causar danos inesperados.

Leia Mais…

sábado, 10 de abril de 2010

Violinista operado ao cérebro enquanto tocava nos EUA...

Roger Frisch começou a ter dificuldade em executar movimentos simples. O paciente foi operado ao cérebro enquanto tocava violino. (Fonte: RTP)


Comentário: Tudo isto é de facto extraordinário. Os médicos americanos realizaram uma cirurgia que espantou o mundo todo, porque o paciente tocava violino enquanto era operado. "Eu estava a tocar solos e não conseguia fazer movimentos longos. Era o fim da minha carreira", palavras de Roger Frisch. O músico estava com o que os médicos chamam de "tremores essenciais". É quando uma parte do cérebro emite sinais desencontrados para os músculos, provocando movimentos aleatórios. Ora com todo este sucesso de operação este músico apresenta-se com as suas notas a soarem-lhe melhor. A equipa médica está de parabéns e quem sabe não nos vão parecendo outros casos inéditos.

Leia Mais…

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Balanço de Março

No passado mês de Março foram muitas e variadas noticias que compuseram  o nosso arquivo. Temos as notícias insólitas que fazemos questão que estejam presentes desde o leite materno a ser vendido na internet visto que a senhora tem em excesso e há quem necessite, uma encomenda que não chegou com o que era pedido e a substituição de uma jovem de 85 anos numa empresa que gerou polémica. Infelizmente, os sismos marcaram e abalaram a Madeira e o Chile. Os EUA tornaram-se solidários para com este acontecimento, não só eles, mas todos um bocadinho colaboraram para estas catástrofes que aparecem sem contar e se vão embora deixando rastos e destruições incalculáveis. A NASA lança um novo satélite meteorológico de modo a prevenir catástrofes e encontrou vida debaixo do gelo. São descobertas, lançamentos e novas iniciativas que proporcionam a progressão e o desenvolvimento de determinadas técnicas e da sociedade.A banana ou melhor, as suas proteínas, têm um papel importante na prevenção contra a Sida, o que pode contribuir para a sua prevenção dado que a sua cura ainda está longe de ser descoberta e ainda, o Médico de Obama aconselha-o a deixar de fumar (como qualquer médico o faria). Os acidentes são ainda uma constante em qualquer país, mas existem outros altos que encobrem um pouco estes desastres, como a venda do iPad a 3 de Abril apenas nos EUA, a grande festa dos Óscares que reúne os mais conceituados e caras conhecidas do mundo do cinema e a aprovação da reforma de saúde, a tão desejada reforma de saúde, que vai sem dúvida alguma mudar a vida de muitos norte-americanos, proporcionando-lhes condições de vida fundamentais para a existência humana. Obama fez história!Ainda é de salientar a notícia que fez parte do tema-discussão, debatido nossa aula Geografia e contínuo no Geodilema. O tema foi o papel das TIC no mundo económico e social, global e globalizante que vai de acordo com a notícia “ EUA saíram vencidos de uma guerra cibernética” verificando que os pontos fracos atingem quem está no topo e também os EUA são os mais vulneráveis, os mais ligados online e os que têm mais a perder onde “um ciberataque maior poderia paralisar as infra-estruturas mais cruciais do país, a nossa rede eléctrica, as telecomunicações e os nossos serviços financeiros”, podendo ver o comentário pessoal da Provedora Ritinha e poderás também dar a tua opinião acerca desta notícia. Outro tema é, debatido no Geodilema e ainda se está a desenrolar, Onde está e para onde quer ir a mulher portuguesa contemporânea? , destacando um exemplo de como a mulher se quer expandir e tomar outros rumos mostrando que o sexo fraco não existe.

Leia Mais…

domingo, 4 de abril de 2010

HAPPY EASTER ... Feliz Páscoa

As comemorações de Páscoa mudam muito de país para país. Cada um possui as suas tradições que se misturam com a sua história e cultura.
Nos EUA as comemorações acontecem durante o dia, principalmente pela manha em lugares gramados e abertos onde as crianças fazem brincadeiras com os ovos da Páscoa coloridos que são escondidos pelos coelhos. Em algumas localidades dos EUA como na Quinta Avenida de Nova Iorque acontecem desfiles. Na Casa Branca acontece a caça aos ovos de Páscoa.
Os ovos cozidos e decorados com tintas são escondidos pelos pais para serem descobertos na manhã de Páscoa. Em algumas cidades, a brincadeira é feita em praça pública.
Esta é a Páscoa nos Estados Unidos da América, cada qual com a sua tradição, o seu espírito e a maneira como considera a Páscoa.
No entanto, já como foi referido as comemorações mudam de país para país, de região em região, aldeia em aldeia mas cada qual à sua maneira e com muita alegria à mistura.
Seja como for, aqui as Provedoras da América do Norte desejam uma PÁSCOA FELIZ A TODOS!
Pedimos atenção às amêndoas e aos chocolates que fazem mal aos dentinhos e à barriguinha, e que sejam moderados. :D

Nós por cá vamos aproveitar as férias e dando notícias acerca da América do Norte. Fiquem atentos :D

Leia Mais…