segunda-feira, 19 de abril de 2010

Escola pediu aos rapazes para se vestirem como raparigas

Nos Estados Unidos, um projecto de fínal de período para celebrar o Mês da História das Mulheres foi cancelado devido ao facto de rapazes do 3º ano terem que se vestir como meninas, aspecto que originou queixas dos pais. A escola primária de Maude Wilkins, no estado norte-americano de New Jersey, viu-se forçada a cancelar o seu projecto de final de período, que celebrava o Mês da História das Mulheres. Tudo porque o evento incluia um desfile de moda em que os alunos do terceiro ano de escolaridade, incluíndo os rapazes, estariam vestidos de mulheres.
Numa carta de dezasseis páginas enviada aos pais, a professora Tonya Uibel explicou que todos os alunos da sua turma teriam que participar na actividade. Uibel incluiu ainda sugestões de figurinos de várias épocas históricas para as crianças usarem, bem como fotografias de ícones femininos como Twiggy ou Madonna.
"Se o seu filho é rapaz, ele não é obrigado a usar um vestido ou uma saia, já que, em vários períodos históricos, as mulheres usaram jeans, calças e calções. No entanto, as crianças devem perceber claramente que época o seu figurino representa", podia ler-se na carta, citada pela Sky News.
As indicações da carta despertaram a indignação de vários pais. "O meu filho estava completamente transtornado", contou Janine Domenico à SkyNews. "Pediu-me para não o deixar participar no desfile".
Segundo a Associated Press, Giandomenico queixou-se da situação no Facebook, e o coro de protesto foi aumentando. A escola de Maude Wilkins viu-se, assim, forçada a acabar com o desfile.
O superintendente Michael Livengood lamentou o sucedido e diz que o agrupamento escolar vai passar a exercer uma maior supervisão sobre as cartas enviadas aos pais.
"Gostava que a carta fosse mais explícita e redigida de maneira diferente", disse Livengood à FoxNews."Tudo não passou de um mal-entendido. O que se pretendia era consciencializar os alunos para o papel da mulher, bem como para a mudança da sua forma de vestir ao longo do tempo".
O superintendente acrescentou ainda que o projecto final dos alunos consiste, agora, num desenho de uma pessoa vestida com roupas de um dado período histórico.

Comentário: Estes americanos só se lembram de fazer destas coisas. É normal  que as mães ficassem chocadas, iam ver os seus filhos vestido de rapariga. preocupação de mãe. N minha opinião eu deixaria, visto que é apenas um projecto para a escola. mas são opinioes. da parte da professora teve um gesto compreensivo em ter mandado a carta aos pais pois sera melhor este novo projecto de fazer um desenho com uma pessoa vestida com roupas de uma determinada epoca. SEra se calhar para os pais mais facil de entender e aceitar..

1 comentários:

Geopalavras disse...

Bom... eu lá na Lixa já vi gente vestida de "Trolha" e ninguém se queixou...