segunda-feira, 22 de março de 2010

Obama vê aprovada reforma da saúde por margem tangencial

"Por uma diferença de 7 votos (num total de 431), o presidente norte-americano Barack Obama viu no domingo à noite aprovado pela Câmara dos Representantes o seu projecto de reforma da saúde. O debate de domingo tinha durado mais de dez horas e concluiu o aceso confronto que se arrastava desde o início do mandato de Obama. 

A reforma obteve 219 votos contra 212, tendo a fracção republicana votado vencida e reafirmado, após a derrota, a sua convicção de que a reforma não é sustentável do ponto de vista do seu financiamento. A reforma já fora aprovada em Dezembro pelo Senado. O líder parlamentar democrata, Steny Hoyer, citado pela agência France Press, comentou que "temos diante de nós um projecto de lei para mudar uma trajectória que não é viável". 

A aprovação do projecto parecia comprometida pela divisão do campo democrata, do qual 34 congressistas votaram contra a reforma ao lado dos 178 republicanos, esses sim, unidos na recusa.

Para fazer pender a balança para o lado da reforma foi decisiva a viragem de última hora de um democrata dissidente, até aí sempre contrário ao projecto, Bart Stupak. O congressista é um dos chefes-de-fila da campanha anti-abortista e cobrou cara a sua adesão: para obtê-la, Obama teve de comprometer-se a reafirmar a recusa de financiamentos federais às interrupções de gravidez. 

Os custos da reforma devem montar a 940 mil milhões de dólares em dez anos, mas a Administração Obama defendeu que o défice orçamental será reduzido em 138 mil milhões devido à baixa de custos da Medicare (cuidados médicos a pessoas idosas). O paradoxo suscitou um comentário sarcástico ao republicano Mike Pence, uma das figuras mais influentes da oposição: "Só em Washington se pode dizer que se gasta um bilião fazendo poupar dinheiro aos contribuintes". 

A reforma deverá estender um seguro de saúde a cerca 32 milhões de norte-americanos que não o tinham até aqui. Com isso ficará a haver uma cobertura para 95% dos norte-americanos com menos de 65 anos. As seguradoras ficarão impedidas de recusarem essa cobertura a pessoas que tenham uma história clínica prenunciadora de maiores despesas" (Fonte:RTP)

Comentário: OBAMA FEZ HISTÓRIA! Foi finalmente aprovada a tão desejada reforma de saúde, que vai sem dúvida alguma mudar a vida de muitos norte-americanos, proporcionado-lhes condições de vida fundamentais para a existência humana. Até ao momento da votação nada estava definido, não havia certezas, apenas esperança de que algo pudesse mudar e assim foi é caso para dizer que depois desta reforma se tornar possível muita coisa pode vir a mudar nos EUA. Não é exagero dizer que Obama é um herói, ou até arriscaria a dizer que ele é o salvador dos EUA, porque apesar deste país ser a primeira potencia mundial há muita coisa que falha, muita mesmo e isso tem que ser mudado. Depois da primeira grande vitória outras virão certamente. Apesar disto não ser no meu país eu fiquei bastante satisfeita com a aprovação desta reforma, afinal podemo-nos considerar cidadãos do mundo, e como tal temos o dever de nos preocuparmos com os outros. Porém agora parece tudo muito cor-de-rosa, mas a nova reforma vai demorar a ser aplicada, as seguradoras de uma maneira ou de outra vão mostrar-se resistentes, os utentes que agora vão ter acesso a saúde vão acabar por ser discriminados de uma maneira ou de outra. Vai ser difícil até se notar mesmo uma igualdade na saúde, mas o gigantesco passo já foi dado e isso é o principal. Valeu a pena o Nobel da Paz atribuído ao Senhor Barack Obama, ele merecia-o e continua a mostrar que o merece, eu fui daquelas pessoas que disse, que este Nobel serviu para incentivar ainda mais a luta de Obama e está a dar resultado. Obama é uma esperança, talvez até uma salvação e vai passar por ele grande parte do futuro norte-americano. As provedoras da América do Norte, estão do lado deste promissor presidente e depositam a maior confiança nele. Os EUA estão a mudar!!

Leia Mais…

quarta-feira, 17 de março de 2010

Reforma da Saúde nos EUA aproxima-se da aprovação


"A reforma da saúde nos Estados Unidos poderá ser aprovada até ao fim-de-semana. É a mais importante mudança que Barack Obama quer introduzir no seu primeiro mandato." (Fonte:RTP)

Comentário:Já há muito tempo que se tem vindo a falar da tão esperada reforma de saúde e que se for aprovada vai sem dúvida alguma ficar na história. Mas porque é que demora tanto aprovar uma lei que só beneficiará a população norte-americana? É simples, muito simples, os interesses por de trás de todo este sistema de saúde são tantos e tão poderosos que é muito difícil fazer uma mudança. Como já referi muitas vezes, Barack Obama tem uma personalidade bastante forte e não desiste facilmente das suas convicções, prova disso é o adiar da visita diplomática á Indonésia e Austrália, para que possa ficar no país e convencer os congressistas indecisos a optarem pela aprovação da lei, que só luta pelo bem de todos! Quer manter-se firme numa situação tão delicada como esta. Mas em tudo isto, há uma coisa que me intriga bastante, as manifestações contra esta lei! É obvio que as seguradoras de saúde vão sair a perder e muito, mas quem tem possibilidades que continue a pagar um bom seguro de saúde, não é por a saúde passar a ser acessível para todos que os que têm seguro vão deixar de ser bem atendidos, antes pelo contrário, eu até acho que se esta lei for aprovada, quem não tem seguro de saúde vai ser discriminado nas instituições hospitalares, por isso quem é rico e tem seguro que não se preocupe, não perdem os benefícios que sempre tiveram direito, mas se calhar incomodam-se em ter que partilhar o mesmo hospital com uma pessoa pobre. A saúde nos EUA é cada vez mais para os grupo elitistas, porque as prestações de seguro são cada vez mais elevadas, e com a crise é cada vez mais difícil poder garantir o pagamento do mesmo. Porquê fazer da saúde um sistema elitista se isso é um bem essencial para todos?! É difícil de entender, como é que um país tão poderoso pode ser tão desumano nesse aspecto, vamos lá ver se finalmente chegou o salvador dos EUA!

Leia Mais…

Norte-americana atravessou sozinha o Oceano Atlântico num barco a remos


"Uma norte-americana de 22 anos, é a partir de agora, a pessoa mais jovem a linha atravessar o Oceano Atlântico a remo.. Katie Spotz completou a viagem de mais de 4.500 quilómetros em 70 dias. À chegada, perante várias centenas de pessoas, mostrou-se satisfeita com a proeza. Katie, que passou sozinha mais de dois meses no alto mar, bateu o anterior recorde do britânico de 23 anos, Oliver Hicks." (Fonte:RTP)

Comentário: É caso para dizer, mas que Mulher de armas! Esta notícia vem mesmo a propósito de um dos debates promovidos no Geodilema, sobre o papel da mulher. Ora aqui temos um bom exemplo de uma Mulher corajosa, forte e que ultrapassou um homem. Digam lá meninas, isto é mesmo um orgulho para o sexo feminino, que é sempre apelidado de sexo fraco! Precisamos de mais mulheres como esta, para mostrarmos a nossa verdadeira força!

Leia Mais…

terça-feira, 16 de março de 2010

NASA encontrou vida debaixo do gelo...

Dois seres vivos ao fundo de 200 metros.
A NASA encontrou dois seres vivos a quase 200 metros de profundidade, debaixo da camada de gelo da Antártida, noticia a EFE.
Em comunicado divulgado esta terça-feira, a agência norte-americana revela ter encontrado um «Lyssianasid amphipod», um crustáceo semelhante ao camarão, que mede cerca de oito centímetros, e o que parece ser o tentáculo de uma água-viva, de cerca de 30 centímetros.
Esta descoberta altera as teorias sobre as condições nas quais pode se desenvolver vida, pois, afinal, não são só apenas alguns micróbios a viver assim.
Desta forma, esta descoberta pode motivar novas expedições na busca de vida noutros locais, como planetas ou luas congeladas. (Fonte:TVI24)

Comentário:  Diariamente somos confrontados com novas descobertas, pesquisas científicas, estudos que nos surpreendem e que nos levam a crer  que a tecnologia e as investigações científicas estão cada vez mais avançadas. Ora, debaixo do gelo foi encontrada vida a quase 200 metros de profundidade. Este descobrimento leva a desenvolver a teoria de que pode existir vida noutros locais como planetas ou luas congeladas. As espécies já não têm o seu mundo fixo, isto é,  torna-se capaz de fazer uma mistura ou então tenta descobrir e "aventurar-se" para outros tipo ambiente. Por exemplo,  o excesso de água doce em alguns habitats que estão habituados e fazem parte do seu ecossistema a água salgada, provocam a sua morte. Com toda esta alteração do ecossistema, surgem mesmo espécies "esquisitas" nunca antes vistas. Tudo está interligado. Isto é tudo uma sistémica, o mundo vive em sistémica!

Leia Mais…

Bananas têm proteínas que previnem vírus da sida...

Um estudo explica que a proteína bloqueia a acção do vírus antes que este se fixe nas células do sangue.

Um estudo americano revela que uma classe de proteínas presente nas bananas pode prevenir a transmissão sexual do vírus da sida, adianta a BBC.
De acordo com investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a lectina BanLec é um inibidor natural do HIV «tão potente quanto duas das principais drogas utilizadas actualmente no tratamento da doença».
A pesquisa explica que o BanLec bloqueia a acção do vírus HIV antes que ele possa fixar-se nas células sanguíneas.
As lectinas têm suscitado interesse aos cientistas por serem uma classe de proteínas que se ligam aos carboidratos e são capazes de identificar invasores. No caso do HIV, o BanLec pode unir-se à cobertura rica em carboidratos do vírus e bloquear a propagação no corpo humano.
«O problema com algumas das drogas anti-HIV é que o vírus pode sofrer mutações e tornar-se resistente, mas isso torna-se mais difícil na presença das lectinas. Elas podem ligar-se aos carboidratos presentes em diversas partes da cobertura do HIV, e isso presumivelmente vai exigir múltiplas mutações para que o vírus consiga livrar-se delas», explicou Michael Swanson, um dos autores do trabalho.(Fonte:TVI24)

Comentário:  Não é uma cura, mas uma prevenção. Assim podemos chamar a este estudo realizado recentemente, onde explicam que as bananas têm proteínas que previnem o vírus da SIDA. Dado este resistente vírus cuja cura não foi descoberta, poder tomar um" medicamento" natural é melhor do que, como afirma a notícia, os medicamentos anti- HIV  visto que através destes o vírus pode sofrer mutações e tornar-se resistente. Portanto, as bananas apresentam-se como um meio de prevenção a este vírus que mata muita gente em todo o mundo.

Leia Mais…

segunda-feira, 15 de março de 2010

Avalanche no Canadá fez pelo menos dois mortos...

Outras 30 pessoas ficaram feridas e as autoridades chegaram a temer muito mais vítimas.

Dois homens morreram e cerca de trinta pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade, na sequência de uma avalanche, no fim-de-semana, na do Oeste do Canadá. As equipas de socorro, acompanhadas de cães, efectuaram buscas na neve perto do Monte Boulder, na região de Revelstoke, quase 600 quilómetros a Nordeste de Vancouver.

A montanha de neve desabou sobre os espectadores de um concurso de moto-neve e as autoridades chegaram a temer que outras vítimas pudessem ter ficado soterradas. Os hotéis da região assinalaram que os clientes de cerca de 40 quartos não tinham regressado após a catástrofe.(Fonte:TVI24)

Comentário: Existem destas situações, que quando menos se conta, tudo acontece. A neve tanto faz parte da via do turismo como, mostra esta notícia, pode acontecer um desmoronar da neve e tudo é revirado. Infelizmente, esta catástrofe aconteceu e ainda por cima, cai sobre os espectadores de um concurso de moto-neve. Uma avalanche não é qualquer coisa, nem uma simples bola de neve. Arrasta tudo que venha à sua frente.
Não se prevê um acontecimento destes e é raro acontecer, mas na neve é um risco que se corre. Mas a par disto resta esquecer e tentar voltar à normalidade,
apesar de se ter sempre um pé atrás.

Leia Mais…

quarta-feira, 10 de março de 2010

Uma breve pausa..


Bem, não damos por terminada a nossa tarefa mas fazemos uma pausa, dado a indisponibilidade e a ocupação que neste momento nos prende aos estudos e a aplicação desses estudos nas aulas. Momentâneamente, as Provedoras da América do Norte vão estar distantes, mas quando menos esperarem voltamos com as actualidades que conseguimos vos proporcionar. Prometemos que a paragem vai ser breve, continuem a visitar-nos as novidades podem surguir a qualquer momento.

Leia Mais…

domingo, 7 de março de 2010

Hollywod prepara-se para a grande festa dos Óscares que se realiza já esta madrugada...



(Fonte:SIC)

Comentário: Hoje serão enunciados os grandes vencedores dos Óscares tão aguardados estes últimos dias. Estarão presentes várias pessoas emblemáticas e caras conhecidas que fazem dos filmes um dos nossos passatempos e uma curiosidade acerca da sua história. Tudo foi cuidado ao pormenor e feito com o maior dos gostos. Será um momento alto e, no entanto, a competitividade estará ao rubro, visto que todos os filmes têm uma grande qualidade e são uma grande aposta por parte dos realizadores ,actores e todos aqueles que compõe a ficção.
Seja como for, todos que idealizam o mundo do cinema formam um prémio com muito valor.

Leia Mais…

EUA combatem droga a partir de Portugal

Há muitos anos reconhecido como uma porta de entrada de droga para toda a Europa, Portugal vai contar, em breve, com uma delegação da Administração Norte-americana para o Combate à Droga, conhecida por DEA (Drug Enforcement Administration).
Até agora, este organismo geria a actividade em Portugal a partir de Madrid, mas decidiu recentemente instalar-se em Lisboa, por considerar que o nosso país tem sido utilizado pelo narcotráfico sul-americano como "porta primordial" para a Europa.

Um adido, um agente especial, um especialista de apoio administrativo e, posteriormente, um especialista em informações irão formar a delegação. O objectivo é "conduzir investigações com as autoridades portuguesas, tendo como alvo as grandes organizações narcotraficantes que usam Portugal como porta de entrada para os seus carregamentos para a Europa", realça o Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos, apresentado na segunda--feira em Washington. Segundo o relatório, no primeiro semestre de 2009, as apreensões de cocaína diminuíram para 1,6 milhões de toneladas métricas.
DEA TEM MAIS E 5 MIL AGENTES
A Administração Norte-americana para o Combate à Droga é o único organismo dos EUA com poderes para investigar o tráfico de estupefacientes fora das suas fronteiras, contando com agentes espalhados um pouco por todo o Mundo. Actualmente, este organismo conta com 5235 ‘agentes especiais’ (num total de 10 784 funcionários), um orçamento que ascende aos 1,6 mil milhões de euros para 2010, com 87 representações em 63 países diferentes.
Este organismo, criado em 1970, no mandato de Richard Nixon, é um órgão da polícia federal do Departamento de Justiça dos EUA, dividindo responsabilidades com o FBI.(Fonte: Correio da Manhã)

Leia Mais…

EUA usaram tragédia para invadir Afeganistão


Irão: “11 de Setembro foi uma grande mentira”

O presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, afirmou este sábado que a versão oficial dos atentados de 11 de Setembro é uma "grande mentira" utilizada pelos Estados Unidos para justificar a invasão do Afeganistão.

"O 11 de Setembro foi uma grande mentira e um pretexto para a guerra contra o terrorismo e para a invasão do Afeganistão", disse Ahmadinejad numa reunião com funcionários do Ministério das Informações, citado pelos 'media' iranianos. 
"Os atentados de 11 de setembro fazem parte de uma complexa estratégia dos serviços secretos", disse também.
O presidente iraniano já tinha questionado a versão norte-americana dos atentados de 2001, que responsabiliza a Al-Qaida, mas esta foi a primeira vez que lhe chamou uma "grande mentira". (Fonte: Correio da Manhã)


Leia Mais…