terça-feira, 16 de março de 2010

Bananas têm proteínas que previnem vírus da sida...

Um estudo explica que a proteína bloqueia a acção do vírus antes que este se fixe nas células do sangue.

Um estudo americano revela que uma classe de proteínas presente nas bananas pode prevenir a transmissão sexual do vírus da sida, adianta a BBC.
De acordo com investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a lectina BanLec é um inibidor natural do HIV «tão potente quanto duas das principais drogas utilizadas actualmente no tratamento da doença».
A pesquisa explica que o BanLec bloqueia a acção do vírus HIV antes que ele possa fixar-se nas células sanguíneas.
As lectinas têm suscitado interesse aos cientistas por serem uma classe de proteínas que se ligam aos carboidratos e são capazes de identificar invasores. No caso do HIV, o BanLec pode unir-se à cobertura rica em carboidratos do vírus e bloquear a propagação no corpo humano.
«O problema com algumas das drogas anti-HIV é que o vírus pode sofrer mutações e tornar-se resistente, mas isso torna-se mais difícil na presença das lectinas. Elas podem ligar-se aos carboidratos presentes em diversas partes da cobertura do HIV, e isso presumivelmente vai exigir múltiplas mutações para que o vírus consiga livrar-se delas», explicou Michael Swanson, um dos autores do trabalho.(Fonte:TVI24)

Comentário:  Não é uma cura, mas uma prevenção. Assim podemos chamar a este estudo realizado recentemente, onde explicam que as bananas têm proteínas que previnem o vírus da SIDA. Dado este resistente vírus cuja cura não foi descoberta, poder tomar um" medicamento" natural é melhor do que, como afirma a notícia, os medicamentos anti- HIV  visto que através destes o vírus pode sofrer mutações e tornar-se resistente. Portanto, as bananas apresentam-se como um meio de prevenção a este vírus que mata muita gente em todo o mundo.

1 comentários:

Ana Rita Pereira disse...

Muito Bem! Estou a imaginar muita gente a comer bananas!
E mais não digo!! :)