sexta-feira, 5 de março de 2010

NASA: lançamento de novo satélite meteorológico...

O GOES-P vai permitir fazer previsões e emitir alertas sobre possíveis catástrofes meteorológicas.

A NASA lançou quinta-feira o mais recente satélite meteorológico de alta tecnologia, criado para fornecer previsões climatéricas e observar o desenvolvimento de tempestades, avança a AFP.

O GOES-P (Geostationary Operational Environmental Satellite-P) foi lançado na Flórida por um foguete que vai orbitar cerca de 35 mil quilómetros sobre a superfície da Terra.

«O GOES-P está a caminho de uma missão de dez anos, para manter um olhar atento sobre o Mundo», afirmou a NASA.

O satélite vai recolher e enviar dados para a Terra, de maneira a que os cientistas possam fazer previsões e avisos sobre incidentes meteorológicos. Também vai detectar temperatura do oceano e da terra, monitorizar o tempo no espaço e dar apoio de buscas e salvamento.

Os satélites GOES são «a espinal medula das previsões meteorológicas, acompanhando a rápida evolução das condições atmosféricas que geram furacões, tornados, cheias e outros desastres», declarou Steve Kirkner, programador dos satélites na NASA. (Fonte:TVI24)



(Fonte:RTP)

Comentário: É melhor prevenir que remediar e portanto este satélite meteorológico de alta tecnologia vai poder alertar para eventuais catástrofes, com antecedência. Com toda esta alteração do clima, e os sismos e tsunami que são agora mais, tem de haver um carácter preventivo de maneira a não prejudicar e causar feridos a pessoas que poderiam ser afectadas. Se isto for eficaz e corresponder às expectativas terá benefícios evitando o distúrbio.
Como refere ainda esta notícia, este satélite acompanha a evolução das condições atmosféricas que dão origem aos furacões, tornados, cheias etc. Tudo isto, a pensar na redução e tentativa de prevenção de acontecimentos desastrosos. Na minha opinião, acho que é uma boa iniciativa e colaboradora para diminuir o risco de se ficar sem nada e ter tempo de as pessoas irem para um local com segurança. Toda a informação de hoje em dia é importante e se todas as catástrofes fossem apercebidas, atempadamente, a "tragédia" seria menor, ou seria igual mas não seria por falta de alerta.

1 comentários:

Geopalavras disse...

Bom, prevenir é mesmo o termo exacto pois nada mais há a fazer.