segunda-feira, 1 de março de 2010

Médico aconselha Obama a deixar de fumar

O presidente norte-americano, Barack Obama, passou o seu primeiro exame médico efectuado desde que chegou à Casa Branca com uma nota de "excelente", embora com uma advertência para continuar os esforços para deixar de fumar. "O presidente goza de uma saúde excelente e é capaz de cumprir as suas obrigações", informou o seu médico, Jeffrey Kuhlman, num comunicado dividido em duas partes: uma dirigida a Obama e outra ao país.
A lista de recomendações é curta para o presidente, de 48 anos, que gosta de exercício físico, em especial de basquetebol.
Mas, pelo comunicado médico percebe-se que Obama não deixou completamente de fumar, já que se encontra no documento a sugestão para o presidente norte-americano "continuar os seus esforços para deixar de fumar" e o uso de adesivos ou pastilhas de nicotina.
Obama prometeu que iria abandonar o vício do tabaco quando chegou à presidência. No entanto, em junho admitiu que ainda fumava de vez em quando.
A sua mulher, Michelle prometeu não acender cigarros dentro da Casa Branca, onde é proibido fumar desde a presidência de Bill Clinton (1993-2001), mas nada disse sobre a possibilidade de ir até aos jardins para acender o cigarro. (Fonte:JN)


Comentário: Acho que toda a gente tem direito a fumar, mas Obama sendo uma figura ilustre deveria dar e exemplo. Não que esteja mal. Mas convinha. :)
De qualquer das maneiras, para a sua saúde e para os que o rodeiam, o ideal seria eliminar de vez esta droga tão viciante. Contudo, o encargo de Obama leva a que o vicio seja maior e mais dificil de combater visto que o seu trabalho revela uma fonte de stress e toma de decisões importantes. A iniciativa tem vindo ser acompanhada pela sua mulher visto que mostra preocupação para com o seu marido.

0 comentários: