"Previsão é de que economia do país avance 3,1% neste ano, após queda 2,4% em 2009
O FMI (Fundo Monetário Internacional) defende que os esforços do governo dos Estados Unidos para recuperar sua economia durante a crise vão ajudar o país a crescer neste ano. A previsão é de que os EUA avancem 3,1%, após recuar 2,4% em 2009.
O relatório Economic Outlook (Panorama da Economia Mundial), divulgada nesta quarta-feira (21), diz que a economia americana mantém sua recuperação em andamento, apesar de “o consumo e o mercado de trabalho continuarem fracos”.
- O mercado de trabalho continua bastante afectado. Desde o começo da crise, mais de sete milhões de empregos foram perdidos, enquanto outros 8,8 milhões de pessoas mantém involuntariamente um regime de trabalho de meio-período.
O estudo elogia a actuação do governo americano a fim de combater a crise, como a queda das taxas de juros, a injecção de crédito em bancos e o esforço para manter o mercado de trabalho e de consumo aquecidos.
- A crise contínua no mercado imobiliário e novas turbulências no mercado financeiro podem minimizar estas actividades. A incerteza sobre o panorama americano ainda é alta, mas é melhor do que era mostrada [no estudo do FMI] em Outubro de 2009.
A pesquisa alertou, contudo, que esse apoio estatal à economia não pode se prolongar indefinidamente, sob risco de causar nova crise graças ao endividamento público.
- As estimativas dos economistas do FMI mostram que os desequilíbrios das contas correntes aumentaram consideravelmente com a recuperação do comércio mundial, a melhora nas condições de financiamento e a estabilização dos preços das matérias-primas em níveis muito elevados.
Com a recomendação de manutenção das políticas de estímulo em 2010, o FMI considera que "um grande número dos países deve adoptar de urgência estratégias confiáveis a médio prazo para limitar o endividamento público e depois levá-los a níveis mais prudentes"." (Fonte: R7)
Comentário: Os EUA podem até perder, recuar, mas nunca deixam de ser os mais poderosos. O pacote de medidas anti-crise vai mesmo dar frutos e o país vai crescer mais que aquilo que recuou. Boas noticias para os norte-americanos que nunca arredam pé do pódio. Achei extremamente curiosa esta afirmação: «8,8 milhões de pessoas mantém involuntariamente um regime de trabalho de meio-período.», ora dá para concluir que o povo norte-americano apesar de manterem um "trabalho de meio-período" de forma a garantir um meio de rendimento e até se sujeitarem a piores condições, não desistem de lutar pelo bem do país, por isso não partem para a rua a protestar sem eira nem beira, têm calma, fazem emergir o seu tão característico orgulho patriota e não abandonam a sua luta, tudo pelo bem do país. E assim conseguem chegar a bom porto e fazer o país evoluir. Com pessoas assim, que conseguem pensar em conjunto e agir em conjunto pelo bem do país vale a pena fazer esforços, e aquilo o milagre não se deve ao governo de Obama, mas sim a um povo determinado e com uma garra imensa!
quinta-feira, 22 de abril de 2010
FMI diz que EUA crescerão em 2010 graças às medidas anticrise do governo americano
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
Muito bom Rita.
Enviar um comentário