segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

EUA adiam projecto de enviar homem à Lua...

Casa Branca confirmou o abandono na proposta de orçamento para 2011 do programa de voos espaciais tripulados Constellation, para voltar a enviar o homem à Lua até 2020, no âmbito da restrição de despesas.

"Propomos a anulação do programa Constellation da NASA, fazendo outros investimentos em investigação e desenvolvimento", afirmou, numa conferência telefónica, Peter Orszag, responsável pelo orçamento do presidente norte-americano, Barack Obama.
O programa Constellation foi lançado em 2004 pelo ex-presidente George W. Bush, depois da explosão do Columbia em 2003 e numa altura em que estava prevista a suspensão de voos dos vaivéns a partir desse ano. O programa previa o regresso dos astronautas norte-americanos à Lua até 2020 e, depois disso, voos tripulados para Marte.
Segundo as estimativas, a NASA já investiu cerca de nove mil milhões de dólares no programa Constellation.
A administração Obama deve propor um aumento do orçamento da agência espacial de 5,9 mil milhões de dólares. ( Fonte:JN)

Comentário: Segundo outras notícias do mesmo âmbito desta, deu a entender que este adiamento do projecto de enviar o Homem á Lua deve-se ao facto de reduzir despesas tendo como privilégio a criação de emprego. Tudo em nome da redução de custos. A prioridade de Obama, e como discurso aqui há tempos do presidente norte-americano é o emprego e fazer outros investimentos em investigação e desenvolvimento. Na verdade, todo este investimento tem um alto orçamento e que pode ter sucesso ou não. Acho que o emprego contribui mais para a economia americana e desenvolvem-na a pouco e pouco de acordo com o poder de compra.

2 comentários:

Geopalavras disse...

Confesso que se aqueles biliões todos fossem canalizados para a descoberta de curas para doenças ficaria muito mais feliz! Sei que tudo é importante mas... tantos biliões para falar com ET´s... uhmmm não me parece!

Helena disse...

Exacto, visto que eles são pioneiros em descobertas científicas.