segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Megaexplosão em central eléctrica nos EUA...

Habitantes da cidade de Middletown pensavam estar a viver um terramoto enquanto ambulâncias acorriam ao local

"Desenvolvemos uma operação de busca e resgate", afirmou à imprensa Gordon Holk, o administrador da central eléctrica de Middletown, objecto de violenta explosão ao fim da manhã de ontem (fim da tarde em Lisboa). Horas após o acidente, continuava a ser desconhecido o número exacto de vítimas mortais: informações veiculadas pela imprensa tanto referiam dois mortos como perto de 50. O mayor local, Sebastian N. Giuliano, referiu ao fim do dia a existência de cinco mortos e 12 feridos.
Middletown, cidade universitária do estado norte-americano de Connecticut, foi abalada pela explosão da sua central eléctrica que estava a ser objecto dos últimos testes antes de entrar em funcionamento. Na origem do acidente, que terá destruído grande parte do complexo, estará uma fuga de gás natural, segundo algumas fontes.
A violência da explosão foi tal que muitos dos habitantes da cidade pensaram estar a viver um terramoto, enquanto dezenas de ambulâncias eram enviadas para o local de onde alguns feridos foram transportados de helicóptero para os hospitais da região.
Os canais de televisão mostravam as colunas de fumo que se erguiam da acidentada central e que, aliás, eram visíveis na margem oposta do rio Connecticut.
Giuliano e o governador de Connecticut, Jodi Rell, visitaram o local ao início da tarde e afirmaram à imprensa, que se tratou de um "acidente industrial. Não há qualquer suspeita de terrorismo".
George Yepes, da polícia de Middletown, reconheceu que a "explosão" fora "brutal" e que fizera "muitos feridos e possivelmente mortos". Mas, como aconteceu com outros responsáveis locais, recusou concretizar o número de uns e de outros. Aliás, responsáveis houve que avançaram o número de 50 mortos para, horas depois, falar apenas em duas vítimas mortais.
O número de trabalhadores presentes na central no momento do acidente também não parece ser realmente conhecido: algumas fontes referiam 50, outras cem e ainda outras 250.( Fonte: DN)

Comentário: Correu mal para esta central eléctrica que estava a fazer testes para entrar em funcionamento causando pânico em redor e um número, pressupõe-se, elevado de vítimas. A causa pensa-se numa fuga de gás que estará na origem de toda esta situação e que destruindo grande parte deste complexo, sabendo nós que gás não é uma coisa para brincadeira e que muitos acidentes têm acontecido assim. Chegou-se a pensar em ataque terrorista ou terramoto devido ao abalar da zona e a intensidade de ambulâncias que foram surgindo, mas afirmaram que se tratava de um acidente industrial. Em todo o caso, há que ter os devidos cuidados com o gás, principalmente numa gigantesca central eléctrica que estava a ser testada para começar a " arrancar". Infelizmente teve um fim trágico, mas o pior já passou: o susto; resta esperar pela sobrevivência de uns e a actuação das equipas de salvamento. Reconheceram, portanto, que " a explosão fora brutal".

0 comentários: