domingo, 21 de fevereiro de 2010

Inquérito sobre cartas com anthrax concluído

O inquérito federal sobre as cartas envenenadas com anthrax que provocaram cinco mortos em 2001 nos Estados Unidos, e cujo autor se suicidou, foi concluído oficialmente, anunciaram sexta feira as autoridades norte-americanas.

O inquérito, baptizado como "Amerithrax", foi o maior alguma vez efectuado nos Estados Unidos no âmbito de um atentado bacteriológico, indicaram num comunicado comum o ministério da Justiça, a polícia federal norte-americana (FBI) e o serviço de inquérito dos correios.

O inquérito concluiu que o remetente das cartas "Bruce Ivins agiu sozinho para conceber e executar estes atentados", revelou o comunicado.

A justiça norte-americana concluiu, em Agosto de 2008, que Ivins, 62 anos, um cientista do governo norte-americano que participou nas investigações, foi o único responsável pelo envio das cartas envenenadas.

Ivins suicidou-se pouco antes da justiça divulgar as suas conclusões.

Para além das cinco mortes, 17 pessoas foram contaminadas pelo pó branco contendo bacilo de carvão, uma bactéria que gera uma doença mortal e se manifesta por severas infecções cutâneas e uma aflição respiratória. (Fonte: JN)

0 comentários: