"A agência espacial norte-americana NASA lançou hoje, quarta-feira, o protótipo do foguete Ares 1-X, o futuro propulsor das missões tripuladas de órbita à Terra. Veja o vídeo.
O lançamento de teste, orçado em 445 milhões de dólares, realizou-se às 11:30 locais (15:30 em Lisboa) no Centro Espacial Kennedy, sul da Florida. Na terça-feira, a NASA tinha cancelado o lançamento devido ao mau tempo.
O foguetão, com perto de 100 metros de altura, foi o primeiro protótipo lançado a partir do centro espacial desde o primeiro voo do vaivém espacial em Abril de 1981.
A NASA prevê terminar em 2010 as viagens com o vaivém e passar a usar foguetões Ares nas missões tripuladas.
De acordo com informação divulgada pela agência espacial, o foguetão saiu da rampa B39 do Centro Espacial Kennedy e 120 segundos depois alcançou uma altura de 39.600 metros e uma velocidade quatro vezes superior à do som.
Aos 39.600 metros o projéctil abandonou o segmento que transportava o combustível sólido e um outro vazio que, nos futuros foguetões, levará o resto do combustível.
O tanque vazio, equipado com pára-quedas, já caiu no Oceano Atlântico, e o resto deverá cair a cerca de 235 quilómetros a leste das costas da Florida." (Fonte:JN)
1 comentários:
Se Portugal tivesse, ao seu alcance, todo o orçamento previsto para a NASA, aí..., iamos todos à Lua! Não quero dizer que estas acções não sejam importantes, muito pelo contrário, contudo há países com outras prioridades e de andar na Lua já estamos nós fartos!
Enviar um comentário