"Presidente americano enviou apelo a Havana por intermédio de Zapatero.
Barack Obama desafiou o Presidente cubano a dar passos concretos para a abertura da ilha comunista como condição para Washington prosseguir a sua actual política de aproximação a Havana. A mensagem do inquilino da Casa Branca - inédita no último meio século, em que os dois países têm permanecido de costas voltadas - foi levada a Castro pelo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel Moratinos, na sua recente visita a Cuba, e ontem transcrita pelo diário El País.
"Estamos a dar passos [de aproximação a Cuba], mas se eles não os derem também, será muito difícil podermos continuar." Foi esta a mensagem que Obama transmitiu ao chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, ao recebê-lo na Casa Branca a 13 de Outubro. Seis dias depois, Moratinos partiu para Havana, onde teve uma longa conversa de três horas com o Chefe do Estado cubano, Raúl Castro.
"Diga às autoridades cubanas que compreendemos que as coisas não podem mudar da noite para o dia, mas espero que, daqui a uns anos, quando se olhar para trás, possa ficar claro que este foi o momento em que se iniciou a mudança", disse também Obama a Zapatero, segundo El País. Washington e Havana estão de relações cortadas desde 1961.
A visita de Moratinos possibilitou a libertação de um preso político cubano: Nelson Aguiar, de 64 anos, líder do ilegalizado Partido Liberal Ortodoxo." (Fonte: DN)
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Obama mandou recado a Castro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário