domingo, 25 de outubro de 2009

Obama "condena firmemente" duplo atentado de Bagdade

"O presidente norte-americano "condenou firmemente" o duplo atentado que provocou hoje, domingo, mais de uma centena de mortos em pleno coração de Bagdade, afirmando que ilustra "os projectos de ódio e destruição" dos seus autores.

"Condeno firmemente estes ataques escandalosos e transmito as minhas sinceras condolências a todos aqueles que perderam um ente querido", afirmou Barack Obama num comunicado divulgado pela Casa Branca.

Os dois carros armadilhados que explodiram perto do ministério da Justiça e de departamentos municipais, na baixa de Bagdade, mataram pelo menos 136 pessoas e feriram centenas.

"Estes atentados não têm outra finalidade senão a de matar homens, mulheres e crianças inocentes e ilustram apenas os projectos de ódio e destruição daqueles que recusam ao povo iraquiano o futuro que merece", acrescenta o presidente.

Obama falou por telefone com o presidente iraquiano Talal Jalabani e com o primeiro-ministro Nouri Al-Maliki para lhes exprimir as condolências.

O governo iraquiano atribuiu o ataque à Al-Qaeda e aos "seus aliados "numa tentantiva de perturbar as eleições previstas para Janeiro." (Fonte:JN)

0 comentários: