sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Há árvores em Marte?


"Imagem da NASA dá a entender que existe vegetação no planeta, mas não é bem assim...

Uma sonda da NASA fotografou o que parecem ser árvores em Marte. A imagem mostra pequenas ilhas com uma aparente vegetação, mas na realidade trata-se de caminhos sem areia que formam um sombreado sobre o solo vermelho de Marte, segundo noticia o Daily Mail.


Segundo os cientistas, estes caminhos, compostos por dunas de pó, riachos de gelo e afloramentos escurecidos, estendem-se por 62 milhões de quilómetros no solo do planeta vermelho. Durante o inverno, uma camada de gelo com dióxido de carbono cobre as dunas, mas depois evapora, criando o material escuro que risca a superfície e que dá a sensação de que existem árvores.

A foto foi feita pela câmera HiRISE do telescópio espacial Mars Reconnaissance Orbiter, que circula pelo planeta desde 2006. A sonda foi lançada com a missão de encontrar evidências de que a água permaneceu sobre a superfície marciana por um período de tempo suficiente para criar condições para a vida." (Fonte:TVI24)

Comentário: Primeiro descobriram água, depois um químico que possibilita a vida no planeta vermelho, agora vêm-se aparentemente árvores. Tanta coisa que se descobre, mas muito ao de leve, não há realmente certezas do que se vê se é que de facto existe alguma coisa. Isto levanta muitas questões, será verdade? Será uma montagem? Será uma maneira de desvias atenções enquanto preparam outras coisas? o que pretendem realmente com tudo isto?. São questões difíceis de responder, mas que ao contrário do que acontecia durante anos, estas não estão no segredo dos deuses. Os cientistas da NASA sabem bem o que ambicionam com tudo isto, se até a ida a lua é duvidosa nada invalida que as descobertas de Marte também o sejam. Nos dias que correm não devemos aceitar tudo de mão beijada, porque há sempre, ou quase sempre, um lado mau. Aquando da descoberta da água muitas foram as expectativas criadas em todo o mundo e até já se imaginava uma nova modalidade de turismo. Actualmente o “ver para crer” é uma expressão muito utilizada por todos, a crença em tudo já não é o que era. Há muitos inconformistas que tentam ver os dois lados de todas as coisas que nos são apresentadas e essa é a posição mais correcta, porque tudo é contestável. Eu só acredito em tudo o que se diz de Marte, quando alguém for lá. Quando realmente for possível fazer turismo até Marte! E ninguém digam o que disseram, para mim há muito mais por de trás destes achados, do que o simples gosto de descobrir coisas novas.

6 comentários:

Joana Simões disse...

Para descobrimos se realmente é possível tais acontecimentos temos que programar uma visita de estuda até lá :) Parecia-me um caso a pensar :) Há tanto para além de nós que realmente faz-nos sentir pequeninos... No entanto, ainda estamos expectantes sobre estas coisa grandiosas. O que haverá para além da Terra? É engraçado questionarmo-nos tentar obter respostas:) Experimentem :)

Helena disse...

Árvores em Marte ahahaha
Querem fazer Marte crescer á força :)

Ana Rita Pereira disse...

Mesmo!
Daqui a pouco já aparecem civilizações inteiras. LOL

Helena disse...

Vamos para lá todos escavar a ver se há tesouro :D

ou sempre podemos por relva sintética
LOOL


" Ai e tal, parece que há erva em Marte"

Ana Rita Pereira disse...

E podemos levar umas vaquinhas dos açores já que lá há tantas!

LOL

Helena disse...

IHHHH...

ADOREI
LOL

Esta foi demais...