quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Obama promete intervenção rápida para ajudar a salvar vítimas do sismo no Haiti



"O Presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu hoje uma intervenção "rápida, coordenada e enérgica" para ajudar a salvar vidas no Haiti, depois do violento sismo registado na terça-feira naquele país.

As equipas de socorro norte-americanas devem começar a chegar ao Haiti nas próximas horas, disse o Presidente numa declaração solene na Casa Branca, ao lado do vice-presidente, Joe Biden.


"Dei instruções à minha administração para reagir de forma rápida, coordenada e enérgica para salvar vidas", afirmou Obama, explicando que equipas da Flórida, Virgínia e Califórnia vão chegar hoje e na quinta-feira ao Haiti.

"O Haiti tem o apoio total dos Estados Unidos nos esforços para retirar os que estão nos escombros e para dar a ajuda humanitária, alimentos, água e medicamentos que os haitianos precisam", disse Obama.

Para Obama, esta é "uma tragédia particularmente cruel" num dos países mais pobres do mundo e que tem sido submetido a todo o tipo de provações.

René Préval, Presidente do Haiti, já disse, em declarações a um jornal norte-americano, temer que existam milhares de mortos e pediu ajuda internacional." (Fonte:SIC)

Foi sem dúvida uma grande tragédia e que terá muitas repercussões negativas num país que já era conhecido pela sua pobreza e falta de condições. Calculo que a recuperação irá ser muito difícil, contudo espero que as ajudas já accionadas por vários países e instituições sejam suficientes para recuperar um país abalado pela morte de muita da sua população e pela destruição do seu território. Estou esperançosa que já que se vai reconstrui muitas das zonas deste país, ao menos que construam edifícios mais fortes e resistentes e com as mínimas condições de habitabilidade, para que o país para além de recuperar do sismo, recupere de uma forma ou de outra da precária situação em que se encontrava e comece a caminhar para o desenvolvimento.

1 comentários:

Geopalavras disse...

Infelizmente temo que a ajuda seja só temporária tal como em muitos outros casos!