"A capital britânica é palco, esta semana, de uma conferência internacional sobre o Afeganistão, país onde as tropas do Ocidente se encontram há oito anos para derrotar os talibãs. Ontem, o diário britânico The Times dava conta da existência de um plano para levar a paz ao referido país.
Um rascunho do comunicado a ser apresentado no fim da conferência, que começa na quinta-feira, dá conta de que os governos dos países presentes - os mesmos que têm tropas no terreno - concordam em pagar centenas de milhões de euros aos talibãs para que estes abandonem a luta. Deste plano de reconciliação faz também parte a promessa de "um lugar honroso na sociedade" afegã para aqueles que cortarem "os laços com a Al-Qaeda e com outros grupos terroristas".
A ideia de diálogo com os talibãs já havia sido avançada na semana passada pelo secretário da Defesa dos EUA. Robert Gates indiciou a hipótese de um acordo com os talibãs quando os descreveu como fazendo parte do "tecido político" do Afeganistão.
Mas, segundo o documento a ser conhecido em Londres, a guerra irá durar "mais cinco anos"." (Fonte:DN)
Comentário: Todos se mostram muito interessado na paz em todos os países, sobretudo nos mais problemáticos, como é o caso do Afeganistão, e na defesa da suas populações (sempre a favor da paz, dizem eles). Contudo dizem que nunca conseguem chegar a um acordo e que têm que permanecer mais tempo até as coisas normalizarem, o problema é que as coisas nunca normalizam e o tão esperado consenso tarda em chegar. O mundo da política é sem duvida assustador e desumano, brincam aos soldados num país que nem sequer lhes pertence, e que se calhar se numa lá tivessem entrado eles não davam problemas, mas os interesses políticos não deixam espaço para pensar nas graves consequências sociais que as ocupações podem ter para as populações. Isto faz lembrar a descolonização, os colonizadores empatam ao máximo a saída do país para terem tempo de se apoderar de cada vez mais coisas, e quando saem, deixam marcas profundas em toda a estrutura política e social do país e nunca mais se preocupam.
E tal como é refiro na noticia acima, podem ate chegar a um acordo mas a noticia de paz e ponderar deixar o Afeganistão, mas a guerra ainda terá cinco tenebrosos anos pela frente, e ninguém em momento algum pensara nas pessoas que todos os dias sofrem e perdem alguém devido ao pânico que lá foi instalado.
Enfim, é a política que temos!
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Muito bom Rita! Boa aplicação de conteúdos de GeoC.
Obrigada!
Enviar um comentário