terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Alguns presos de Guantánamo vão para prisão nos EUA

"Presidente norte-americano ordenou ao governo federal a aquisição de uma prisão no Estado de Illinois para receber detidos de Guantánamo.


Hoje, terça-feira, “a administração vai anunciar que o presidente ordenou ao governo federal que procedesse à aquisição do Centro Correccional de Thomson (Illinois) para receber (...) um número limitado de detidos de Guantánamo», afirmou um responsável da administração norte-americana sob anonimato.

O mesmo responsável acrescentou ser essencial fechar o centro de detenção de Guantánamo para garantir a “segurança nacional”. De acordo com o diário local “Chicago Tribune”, entre 35 a 90 detidos de Guantánamo poderão ser transferidos para Illinois.

Barack Obama comprometeu-se no início do mandato a fechar a prisão de Guantánamo em Janeiro de 2010, mas recentemente reconheceu não ser possível manter a promessa devido às dificuldades encontradas pela sua administração para decidir o que fazer com 210 detidos ainda no centro de detenção da base norte-americana em Cuba.

O secretário da Defesa norte-americano, Robert Gates, tinha anunciado no início do mês que a administração estava pronta a transferir 116 detidos de Guantánamo, apesar de ser difícil encontrar países terceiros dispostos a receber estes homens, que correm o risco de serem perseguidos se enviados para os países de origem.

A administração confronta-se também com uma forte oposição interna à ideia de alguns detidos serem transferidos para solo norte-americano. A decisão, anunciada em Novembro, de julgar em Nova Iorque cinco homens detidos em Guantánamo e acusados de serem os cérebros dos atentados de 11 de Setembro causou grande polémica." (Fonte:JN)

0 comentários: