quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Amnistia Internacional critica decisão de Obama sobre presos...
Na nova prisão, os suspeitos terroristas vão continuar detidos sem condenação. População do Ilinóis satisfeita com a promessa de novos empregos A solução de Barack Obama para fechar a prisão de Guantánamo, na ilha de Cuba, é abrir uma 'Guantánamo Norte' e enviar para lá os terroristas. A expressão foi cunhada pelo republicano Mike Pence, mas a opinião é partilhada por políticos da direita à esquerda.
O Presidente dos EUA ordenou terça-feira a compra de uma prisão de alta segurança a 200 quilómetros a sul de Chicago, no Ilinóis, com a intenção de transferir para ali até cem dos terroristas mais perigosos de Guantánamo.
Segundo a imprensa americana, a prisão de Thomson receberá os detidos que o Pentágono quer manter presos indefinidamente sem julgamento. Como no tempo de Bush, esses homens continuarão presos preventivamente.
Tom Parker, da Amnistia Internacional, criticou a decisão: "Um princípio do estado de direito é que as pessoas não podem estar presas sem acusação ou condenação." Guantánamo é um símbolo da tortura que alimenta o ódio contra os EUA. Obama defende que o seu encerramento é uma questão de segurança nacional.
Há uma corrente na opinião pública americana que não quer "terroristas no quintal". Mas, em Thomson, a opinião é outra. Julie Hansen diz que será "maravilhoso" ser vizinha dos terroristas. A razão? Estima-se que a prisão crie pelo menos três mil empregos. (Fonte:DN)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário