quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sismos: Costa do Pacífico é vulnerável...

Seattle sofre megaterramoto a cada 500 anos. O mais recente foi em 1700, mas actividade sísmica indica que ponto de ruptura de placas é mais perto da cidade do que se pensava.

O perigo sísmico na área onde se situa a cidade de Seattle, uma das mais importantes dos Estados Unidos) poderá ser bem maior do que se supunha, dizem os cientistas, com base no estudo da actividade recente.
Na última década, foram registados pequenos sismos de fraca intensidade, mas com padrão regular, em toda a região que engloba o Estado de Washington e a província canadiana da Columbia Britânica. Estes eventos terão largado energia equivalente a um sismo de magnitude 6,5. Foi agora descoberta actividade ainda mais subtil que levou os cientistas a reavaliar áreas onde poderá ocorrer o próximo megaterramoto.
Verifica-se que a zona de perigo se aproximou 60 km de Seattle. Os cientistas estimavam anteriormente que o ponto de ruptura das placas (a placa de Juan de Fuca afunda-se na americana) estava a uma distância de 120 km da cidade. A região sofre um terramoto de magnitude 9 em cada 5 séculos. O último foi em 1700. (Fonte:DN)

0 comentários: