terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Recuperados milhões de mails apagados no tempo de Bush

Recuperados milhões de mails apagados no tempo de Bush
O Arquivo Norte-Americano de Segurança (NSA, sigla em inglês) anunciou hoje a recuperação de 22 milhões de correios electrónicos da Casa Branca que foram apagados durante a administração de George W. Bush.
Ao mesmo tempo, o Arquivo e a Organização de Cidadãos para a Responsabilidade e Ética em Washington (CREW) disseram que tinham chegado a um acordo com a Casa Branca para resolver a acção judicial que tinham apresentado contra o governo federal pela destruição de correios electrónicos durante a presidência Bush.
"Fizemos o nosso melhor para recuperar o número de correios electrónicos ou para os reconstruir com as cópias de segurança. O governo agora pode encontrar e pesquisar 22 milhões de correios a mais do que (podia) em 2005", afirmou Kristen Lejnieks, advogada do Arquivo Norte-Americano de Segurança, citada em comunicado.
O Arquivo apresentou uma acção judicial contra o governo norte-americano quando na Primavera de 2007 se soube que desde 2002 que a Casa Branca não arquivava os correios electrónicos de forma sistemática, contra o estabelecido por lei, e que cerca de cinco milhões de comunicações se perderam.
O Arquivo sublinhou que esse período coincidiu com o ponto culminante da invasão do Afeganistão e com os preparativos para a polémica Guerra do Iraque, bem como com as actividades contra supostos terroristas, as eleições presidenciais de 2004, o furacão Katrina e o escândalo em torno de Valerie Plame.
A directora executiva da CREW, Melanie Sloan, disse, em comunicado, que "pode ser que nunca se descubra toda a história do que aqui se passou e que funcionários da administração Bush estiveram implicados. Parece que simplesmente não queriam que se conservassem os correios electrónicos". (Fonte: DN)

0 comentários: