Na verdade este mês trouxe muitas surpresas em vários âmbitos desde ambiental, cultural, social, político e até mesmo curiosas e fascinantes notícias que os EUA nos proporcionam.
O mês começa por nos revelar uma dimensão politica, com a campanha de Palin e Obama na tentativa de adoptar medidas para sair da crise económica, a ida a Singapura, á China apelando há liberdade de expressão entre as quais as inundações na costa leste dos EUA, a distracção de um condutor que tinha acabado de comprar um carro de luxo e a digressão de uma portuguesa, Sara Tavares na apresentação de um álbum seu “Xinti”.
Por outro lado, o facebook que não serve apenas para “brincar” mas também para ajudar na inocência de uma jovem, o tráfico humano e abuso infantil vivenciado ainda muito nos dias de hoje e ainda, a defesa e alerta dos muito importantes direitos Humanos em Pequim por parte de Obama. Mas nem tudo é mau, muito pelo contrário para as mulheres: um novo “viagra” feminino que aumenta o desejo sexual. De modo a despertar novos instintos sexuais. Passamos pela época natalícia com o pedido de vacinação prioritária da gripe A para os pais natal, o lançamento da Disney com a sua primeira princesa negra cujo titulo e: «A Princesa e o Sapo» e a queda de um meteorito que iluminou a noite do estado de Utah.
Obama nem sempre está no topo, verificando em sondagens que revelam a queda da sua popularidade, vai no entanto conversar com a Coreia do norte, este pais tão fechado por si só, o investimento da EDP nos Estados Unidos inaugurando um parque eólico que, como o nosso professor de Geografia diz “Esta notícia passou um pouco ao lado no nosso quotidiano informativo mas acho-a de extrema importância. É neste capítulo das energias alternativas que nos poderemos afirmar lá fora. É este o caminho a seguir. “, passando para um insólito, um homem cai do 8ºandar e… no entanto sobrevive devido uma corda de segurança que utilizava salvando lhe a vida. Recentemente, houve o debate e a aprovação do programa de saúde, saúde essa que não se verifica na economia, Obama pede paciência aos americanos.
A interessantíssima descoberta de cientistas de milhares de espécies a viver em grandes profundidades onde nunca chega a luz solar e o empenho essencial dos EUA para que a comunidade internacional chegue a um acordo na conferência de Copenhaga sobre redução dos gases com efeito de estufa.
Um conjunto de obras clássicas da literatura portuguesa fora editado nos Estados Unidos, entre elas, o Sermão de Santo António aos Peixes que foi, pela primeira, vez traduzido para inglês; e ainda os verdadeiros insólitos tais como um ladrão a comer a prova do crime, um homem de 53 anos que tinha uma câmara no sapato para filmar mulheres de saia. E ainda mais e verdadeiramente insólito: um jogador de basquetebol foi a televisão apenas de cuecas (já sabemos o porque de ele ser polémico :D).
Mais recentemente um rapaz doente de 13 anos durante 11 dias viveu no metro de Nova Iorque (devia estar á espera da cura), a véspera do dia da Acção de Graças na Casa Branca que já é uma tradição há mais de 50 anos cujo Obama salva o peru fazer parte da ementa, também os dois maiores emissores de gases com efeito de estufa - China e EUA - vão participar ao mais alto nível na cimeira do clima, em Copenhaga acabando com o assassinato de 4 polícias.
Foi um mês recheado de noticias e marcado por alguns tiroteios e mortes, não obstante a importância de cada noticia, podemos dizer que este mês repleto de acontecimentos que nos proporcionaram um maior conhecimento do que se passa do outro lado do mundo, na grande América do Norte.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Balanço de Novembro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário