domingo, 22 de novembro de 2009

Crise económica: Obama pede paciência ao povo americano


"O presidente Barack Obama pediu este sábado aos americanos para serem pacientes quanto à recuperação económica e afirmou que a sua recém viagem ao continente asiático foi fundamental para fomentar as exportações americanas.

Com o desemprego numa taxa de 10,2 por cento e com um dos mais mais baixos índices de popularidade, Obama quis contrariar as críticas que tinha regressado de mãos vazias.


"Mesmo que ainda demore mais tempo, posso prometer-vos isto: estamos a caminhar na direcção certa para que as medidas que estamos a tomar ajudem", disse Obama.

Uma sondagem mostrou esta sexta-feira que os americanos continuam insatisfeitos com as políticas de Obama para combater o desemprego. A percentagem de insatisfação caiu pela primeira vez para um valor abaixo dos 50 por cento, para 49 por cento.

Depois da visita de oito dias a países como a China e a Coreia do Sul, alguns opositores disseram que Obama falhou em obter concessões significativas no comércio ou na manipulação da moeda de parceiros como a China.

O presidente norte-americano disse, contudo, que foram feitos progressos com a Rússia e a China no envio de uma mensagem unificada ao Irão e à Coreia do Norte para que "desista de avançar com o fabrico de armas nucleares", ou "enfrentará as consequências".

"Acima de tudo, falei com os líderes de cada país que visitei sobre o que podemos fazer para fomentar a recuperação económica e trazer de volta o emprego e a prosperidade para o nosso povo", disse Obama.

Obama assinalou que as medidas debatidas durante a conferência sobre o emprego teriam que ser responsáveis. "É importante que não façamos quaisquer decisões irreflectidas - mesmo com a melhor das intenções - em particular num momento em que os nossos recursos são tão limitados".

"Mas estamos abertos a qualquer alternativa para complementar os passos que já demos para colocar a América no caminho para conseguir mais postos de trabalho. Isso é o que espero conseguir neste fórum", terminou Obama. " (Fonte:SIC)

0 comentários: