sábado, 14 de novembro de 2009

EUA "não serão intimidados" por Pyongyang



"Barack Obama disse hoje, sábado, que os EUA "não serão intimidados" pelas ameaças da Coreia do Norte e que estão prontos para lhe oferecer "um futuro diferente".
"Não nos intimidaremos com as ameaças e vamos continuar a enviar uma mensagem clara através das nossas acções, não simplesmente pelas nossas palavras", disse Obama, durante um importante discurso de política externa em Tóquio.

"Durante décadas, a Coreia do Norte escolheu a via da confrontação e da provocação, prosseguindo o desenvolvimento de armas nucleares", recordou Obama.

"Contudo, há outra via que pode ser seguida. Com os nossos parceiros, os Estados Unidos estão prontos para oferecer à Coreia do Norte um futuro diferente (...) um futuro de integração internacional (...) de oportunidades económicas (...) de maior segurança e respeito", prosseguiu.

"A via para lá chegar é clara: uma retoma das negociações a seis, um respeito pelos compromissos precedentes, incluindo um regresso ao Tratado de não proliferação nuclear, e a desnuclearização completa e verificável da península coreana", enumerou Obama.

O presidente norte-americano acrescentou que uma normalização das relações com os seus vizinhos pode ser conseguida por Pyongyang tendo apenas como condição o fornecimento ao Japão de "um cálculo detalhado das pessoas sequestradas" pelos serviços secretos norte-coreanos durante os anos 70 e 80, para formar espiões de língua japonesa.

A Coreia do Norte rompeu em Abril as negociações a seis (Estados Unidos, duas Coreias, China, Rússia, Japão) sobre a paragem do seu programa nuclear mas diz-se pronta, desde o princípio de Outubro, para retomar as negociações iniciadas em 2003, sob a condição de ter, previamente, um diálogo bilateral com os Estados Unidos.

Em Washington, um responsável norte-americano anunciou que o emissário especial encarregue do processo norte-coreano, Stephen Bosworth, vai deslocar-se a Pyongyang no princípio de Dezembro para iniciar o diálogo." (Fonte: JN)

0 comentários: