"O Presidente norte-americano estreia-se hoje como "anfitrião" de uma cimeira entre Estados Unidos e União Europeia, dominada pelo combate às alterações climáticas, quase um mês antes da conferência de Copenhaga.
Como se mantém a temperatura suficiente para a vida na Terra A resposta à crise económica e financeira e as questões das relações externas, em particular Afeganistão e Irão, são os outros temas dominantes da reunião, que juntará na Casa Branca as delegações norte-americana, liderada por Obama, e a europeia, encabeçada pelo presidente em exercício do Conselho da UE, o primeiro-ministro sueco Fredrik Reinfeldt, e pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
A cimeira EUA-UE realiza-se poucos dias depois de os chefes de Estado e de governo da UE terem alcançado, sexta-feira, em Bruxelas, uma posição comum para a conferência da ONU sobre alterações climáticas, marcada entre 07 e 18 de Dezembro em Copenhaga.
Estados Unidos e União Europeia vão aproveitar também a cimeira de Washington para lançar, na quarta-feira, uma nova iniciativa para a cooperação bilateral.
A cimeira deverá aprovar, numa declaração final, a criação do Conselho UE-EUA de Energia, que se reunirá pela primeira vez no dia imediatamente a seguir.
O objectivo, segundo a Comissão Europeia, é o de aprofundar a cooperação energética bilateral, de modo a enfrentar os desafios que se colocam a nível de segurança energética, viabilidade ecológica e do próprio combate às alterações climáticas.
Os outros temas fortes da cimeira de que começa hoje serão a crise económica e a questão da regulação dos mercados financeiros, e, no capítulo das relações externas, a presidência sueca da UE indica que Estados Unidos e Europa discutirão de que forma podem "trabalhar em conjunto no plano mundial para promover a paz, a prosperidade e a democracia"." (Fonte: SIC)
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário