terça-feira, 3 de novembro de 2009

Eleições para governadores encaradas como teste ao apoio a Barack Obama

"Um ano depois da histórica eleição de Barack Obama, os americanos dos estados da Virgínia e Nova Jérsia voltam esta terça-feira às urnas para escolher novos governadores, numas eleições que o Partido Republicano pretende transformar num referendo ao desempenho do Presidente.

Obama passou o último domingo a fazer campanha pelo candidato democrata da Nova Jérsia, Jon Corzine, cuja reeleição para um segundo mandato está tudo menos assegurada. As sondagens apontam para um empate técnico, com uma ligeira vantagem para o republicano Chris Christie.


Recordando o entusiasmo gerado pela sua própria candidatura, o Presidente garantiu à assistência de um repleto comício em Camden que “se continuarem tão empenhados como no ano passado, não vamos perder esta eleição”.

A mesma mensagem já tinha sido transmitida na Virgínia, um estado tradicionalmente republicano mas que os democratas conseguiram conquistar nas eleições para o Congresso em 2006 e de novo nas presidenciais do ano passado. Mas Creigh Deeds, o seu candidato, está mais de dez pontos atrás do seu adversário republicano, Bob McDonnell, e ninguém acredita que consiga recuperar a desvantagem.

A campanha de Deeds foi verdadeiramente desastrosa, com o candidato a recusar inicialmente a intervenção dos estrategas do Comité Nacional Democrata, que apoiara um dos seus rivais nas primárias. O democrata traçou um plano de descredibilização de McDonnell, criticando as suas posições conservadoras nas chamadas questões sociais. Enquanto isso, o republicano só falava nos assuntos ligados à economia, que estão no topo das preocupações dos eleitores." (Fonte:Público)

0 comentários: