Há um ano atrás Barack Obama era eleito 44º Presidente dos Estados Unidos da América tornando-se o primeiro afro-americano a ocupar a posição. «Yes we can» ecoou um pouco por todo o mundo e fez renascer a esperança de todos aqueles que já não acreditavam num futuro melhor. Um ano depois, o que mudou?
Obama chegou à Casa Branca com muita energia para fazer a diferença. No entanto, tornar realidade as promessas que fez em campanha tem-se mostrado mais complicado do que o presidente imaginou. Ao longo do último ano a sua popularidade sofreu um desgaste. Em Janeiro, mês em que tomou posse, o inquilino da Casa Branca registava 78% de opiniões favoráveis. De então para cá, caiu 22 pontos.
A crise económica perdura, apesar das medidas adoptadas pelo Governo de Obama. A taxa de desemprego está em cerca de 10% e a Casa Branca admite que a recuperação económica vai levar o seu tempo. No entanto, começam a surgir os primeiros sinais de recuperação.
A reforma do sistema de saúde, a grande aposta de Obama, começou a ganhar forma mas ainda há muito por fazer. Ainda fica por decidir se o novo sistema de saúde inclui ou não uma opção pública para competir com as seguradoras privadas.
Pelo caminho, têm ficado outros assuntos da agenda presidencial, como uma lei sobre a mudança climática e a reforma migratória, que altos funcionários da Casa Branca afirmam que será uma das grandes prioridades de 2010.
Por enquanto, apenas se tem verificado que lema de campanha «Yes, we can» (sim, nós podemos) se transformou em «Yes, maybe we can» (sim, talvez nós possamos). (Fonte: sapo.pt)
0 comentários:
Enviar um comentário