"Um professor de física norte-americano juntou três mil fotografias do céu, obtendo uma imagem panorâmica da Via Láctea de alta resolução, com 648 megapixels.
Axel Mellinger, da Central Michigan University, viajou durante quase um ano, percorreu 42 mil quilómetros para tirar milhares de fotografias digitais do céu nocturno, desde a África do Sul até ao Texas.
“Esta imagem panorâmica mostra as estrelas mil vezes mais ténues que o olho humano consegue ver, bem como centenas de galáxias, aglomerados de estrelas e nebulosas”, explicou Mellinger.
Um dos problemas com que se deparou foi a excessiva poluição luminosa. Para contornar o problema, utilizou os dados das sondas espaciais Pioneer 10 e 11 que lhe permitiram distinguir entre a luz das estrelas da luminosidade artificial não desejada e assim uniformizar a imagem..
A descrição do processo que desenvolveu para chegar à imagem panorâmica é feita no Publications of the Astronomical Society of the Pacific. É possível ver uma versão interactiva da imagem no site de Axel Mellinger. " (Fonte: SIC)
0 comentários:
Enviar um comentário