"Os dois maiores emissores de gases com efeito de estufa - China e EUA - vão participar ao mais alto nível na cimeira do clima, daqui a duas semanas, em Copenhaga. Depois de a Casa Branca ter anunciado a presença de Barack Obama, também a China confirmou que o primeiro-ministro Wen Jiabao vai lá estar.
O anúncio da presença chinesa foi acompanhado de um compromisso de que o país pretende até 2020 cortar entre 40 a 45% por cento as emissões de dióxido de carbono por unidade do Produto Interno Bruto.
Na prática, esta iniciativa não significa que a China vai diminuir as emissões de gases poluentes para a atmosfera. Com o elevado crescimento económico esperado para o país nos próximos anos, esta decisão irá apenas fazer com que o aumento dessas emissões seja menor do que o inicialmente previsto.
"É a primeira vez que a China tem um objectivo que liga directamente as emissões poluentes ao desenvolvimento económico", disse à Associated Press Yang Ailun, da Greenpeace China. "A importância desta iniciativa é que a China quer mostrar como vai tentar crescer poluindo menos" do que o esperado, acrescentou."
Presidente dos EUA em Copenhaga
"A Casa Branca confirmou a presença do presidente da cimeira do clima onde vai afirmar o compromisso dos EUA em cortar as emissões poluentes em 17% durante a próxima década. O início de um caminho que pretende reduzir em 80% até 2050 os gases com efeito de estufa.
As intenções do presidente Obama estão, no entanto, dependentes do Congresso norte-americano que terá que passar legislação nesse sentido.
Obama estará em Copenhaga a 9 de Dezembro antes de seguir para Oslo para receber o Nobel da Paz." (Fonte:RTP)
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Presidente dos EUA e PM da China vão a Copenhaga
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
Não estou nada confiante... vamos lá ver.
Enviar um comentário